Trabalho desenvolvido no Estado tem impacto na vida de mais de 50 milhões de pessoas

O SBT Interior transmitiu ao vivo a etapa São José dos Campos do Colégio Regional de Inspetores do Crea-SP. Veja na íntegra:

O Crea-SP reuniu na sexta-feira, 5 de julho, no Centro de Formação do Educador – CEFE, em São José dos Campos, profissionais da área tecnológica daquele município e mais das regiões de Taubaté, Guarulhos, Mogi das Cruzes, Santo André e Região Leste da Capital para debater a fiscalização do exercício profissional de engenharia e agronomia, realizando assim a sexta e última etapa do Colégio Regional de Inspetores neste ano.

Na solenidade de abertura do evento, compuseram a mesa diretora, ao lado do Presidente do Crea-SP, Engenheiro Vinicius Marchese Marinell; o Conselheiro Federal e Presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de São José dos Campos, Eng. Carlos Eduardo de Vilhena Paiva; o Comandante do Corpo de Bombeiros da Região Metropolitana do Vale do Paraíba, Ten. Cel. Sadi Fernando Stamborowski; o Diretor Técnico do Crea-SP, Eng. Marcio de Almeida Pernambuco; a Inspetora do Crea-SP na Região Leste da Capital, Eng. Mara Cardoso Machado; a Superintendente de Fiscalização do Crea-SP, Eng. Maria Edith dos Santos; o Coordenador do Colégio de Entidades Regionais – CDER, Eng. Mamede Abouh Dehn Junior; o Coordenador da Comissão Especial Organizadora Regional do Congresso Estadual de Profissionais, Eng. Clóvis Sávio Simões de Paula; e o Gerente das 6ª e 7ª Regiões do Crea-SP, Eng. Kledson Cesar dos Santos Turra.

Na oportunidade, o Presidente do Crea-SP apresentou os resultados parciais da ação de fiscalização realizada no mês de maio nas 6ª e 7ª Regiões Administrativas do Conselho.

A ação cobriu 59 municípios para fiscalizar 10.720 atividades técnicas desenvolvidas em 499 empreendimentos por mais de 71 mil profissionais e mais de 13 mil empresas, que têm impacto direto na vida de 13 milhões de pessoas (para ter uma ideia da grandeza da ação realizada, os resultados representam praticamente o dobro das atividades detectadas nas 2ª e 12ª regiões administrativas e apresentadas na quarta etapa do Colégio de Inspetores em Americana).

Também foram mostrados os resultados da Operação Inverno realizada pelo Conselho em Campos do Jordão na última semana de junho, com o objetivo de fiscalizar o exercício profissional em equipamentos públicos e privados naquela região. Um dos focos da operação foi a fiscalização em hotéis e pousadas, já que, no inverno, a região atrai 150 mil visitantes por final de semana e a taxa de ocupação hoteleira chega a 85%. Foram 145 empreendimentos visitados, com a identificação de 1.198 atividades técnicas desenvolvidas por 189 profissionais e 332 empresas.

Somadas às ações realizadas nas demais regiões administrativas do Conselho e já apresentadas nos cinco encontros regionais anteriores, todo esse esforço conjunto da área de Fiscalização cobriu mais de 650 municípios, verificando mais de 26 mil atividades técnicas desenvolvidas em mais de 4 mil empreendimentos por mais de 310 mil profissionais e cerca de 60 mil empresas, cujo impacto atinge uma população aproximada de 50 milhões de pessoas.

O foco das ações realizadas foram as diversas áreas de mineração, águas subterrâneas, barragens de contenção e hidrelétricas, indústrias de todos os segmentos (principalmente as vinculadas aos setores de petróleo, alimento, química, farmacêutica, borracha, cerâmica, bebida e agroindústria) e as chamadas obras de arte da engenharia (pontes, passarelas, túneis e viadutos), além de estabelecimentos hospitalares.

O Colégio de Inspetores é o fórum permanente composto pelos inspetores e pelo Presidente do Crea-SP para auxiliar, discutir e propor diretrizes para a fiscalização do Conselho. Um dos objetivos das suas reuniões é o de promover a valorização dos profissionais do Sistema Confea/Crea como agentes transformadores no desenvolvimento sustentável dos municípios.

A compilação final dos resultados será apresentada durante o Colégio Estadual de Inspetores, que acontece em agosto junto com o Seminário Estadual de Fiscalização do Crea-SP em Olímpia.

Crea-SP agora está nas APPs stores – O APP do Crea-SP já está disponível para download no seu celular. Pelo aplicativo, os profissionais terão acesso a serviços e consultas, envio de denúncias (com foto), alteração de dados cadastrais, informações institucionais, notícias, leitor de QR Code, contato com a Ouvidoria e outras funcionalidades. Procure já no seu smartphone.

Produzido pelo Departamento de Comunicação do Crea-SP

Reportagem e fotos: Jornalista Perácio de Melo – DCOM/SUPGES