De 30 de setembro a 2 de outubro o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Estado de São Paulo (CAU/SP) promoveu em São José dos Campos o projeto “CAU-SP na Cidade” com o apoio da Associação de Engenheiros e Arquitetos de São José dos Campos (AEA/SJCampos).


Ao longo dos três dias de evento, profissionais de arquitetura e urbanismo e a população, poderão participar de palestras, oficinas e workshops voltados para a atuação profissional e o papel social da arquitetura.
 
 
A abertura do evento aconteceu no dia 30 de setembro na sede da AEA/SJCampos com a presença do presidente da associação, o engenheiro civil Carlos Vilhena, que agradeceu a parceria de tantos anos com o CAU/SP para a construção e consolidação da AEA/SJCampos como uma associação forte e representativa, e do Secretário de Urbanismo e Sustentabilidade de São José dos Campos, Marcelo Manara.
 
 
“Os conselhos e profissionais de classe têm a função de fazer a aproximação entre os gestores do estado e dos municípios para que possamos desenvolver cada vez mais iniciativas que promovam, de forma séria, justa, com ética, qualidade técnica e responsabilidade, os processos de desenvolvimento do Estado de São Paulo”, afirmou Manara.
 
 
O Gerente Regional do CAU/SP, o Arq. e Urb. André Paulo André Cunha Ribeiro, pontuou que no Estado de São Paulo o CAU/SP tem uma carteira de 55 mil profissionais registrados e ativos, sendo 4 mil nas 39 cidades da Região Metropolitana do Vale do Paraíba. “O projeto CAU na Cidade traz uma série de áreas de atuação do arquiteto, que envolvem a atuação do profissional e seu papel dentro da sociedade. Queremos enfatizar a importância dos arquitetos e urbanistas para a melhora na qualidade de vida nas cidades e mostrar de que forma a sociedade também pode se inserir nesse processo”, afirmou.
 
 
Afonso Celso Bueno Monteiro, representando o presidente do CAU/SP José Roberto Geraldine Junior, hoje atua como Gerente de Projetos Estratégicos e contou que “o CAU na Cidade é uma chamamento da sociedade e dos profissionais. Estamos na fase de consolidação do CAU/SP e isso acontece por meio da conscientização da sociedade e dos próprios profissionais sobre a importância do arquiteto e urbanista. Estamos aqui para mostrar que o arquiteto é um organizador de espaços. Tanto privados, como residências e comércios, como também os espaços públicos, atuando na mobilidade urbana, no patrimônio histórico, entre outros”.
 
 
Também esteve presente na abertura do evento o Subsecretário de Meio Ambiente da Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente do Governo de São Paulo, o Arq. e Urb. Eduardo Trani.
 
 
Durante a apresentação de Eduardo a Comissão de Legislação do CAU/SP apresentou o documento “Instrumentos de Planejamento e Licenciamento em Gestão Ambiental do Estado de São Paulo”, que foi elaborado por meio de uma parceria entre o CAU/SP, a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Meio Ambiente e a Cetesb.
 
“O profissional, para fazer qualquer tipo de projeto, precisa saber quais são as referências de meio ambiente, os modelos, licenciamentos, informações, entre outros. Esse documento também pode ser consultado online e é uma grande contribuição do sistema CAU/SP à área de meio ambiente para termos trabalhos de melhor qualidade, respeitando a proteção ambiental e tornando assim os projetos cada vez mais interagidos com as necessidades das cidades do Estado de São Paulo”, afirmou o Subsecretário.
 
Sobre o lançamento do documento, o secretário municipal Marcelo Manara afirmou que: “Temos plena consciência da credibilidade e do acervo técnico que a secretaria adota e é necessário sempre aprimorar. Acompanhei várias fases desse projeto. É um trabalho excepcional nessa área de licenciamento e planejamento ambiental. É um suporte importantíssimo para quem atua e também na busca de modernização do procedimento de licenciamento ambiental no Estado de SP. A parceria município/estado é necessária para que todos os profissionais possam colaborar com a discussão da modernização de processos de licenciamento e gestão ambiental, que está bem representada aqui por uma equipe de alta competência”.
 
 
No dia 1 de outubro a regional do CAU/SP recebeu pela manhã o arquiteto e urbanista Maurílio Chiaretti para a oficina de Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (A.T. H. I. S). Já no período da noite a arquiteta e urbanista Maria Rita Amoroso falou na sede da AEA/SJCampos sobre o tema Patrimônio Histórico e o arquiteto e urbanista Adriano Sales abordou a plataforma Building Information Modeling (BIM), em português, Modelagem da Informação da Construção.
 
 
No último dia de programação, 2 de outubro, as oficinas realizadas na sede regional do CAU/SP trataram dos temas “Capacitação de Patrimônio” com os arquitetos e urbanistas Alberto Fernando Cândido e Haike Roselane Kleber da Silva, e “Workshop de capacitação para o mercado exterior” com Pedro Coelho.
 
No período da noite aconteceram na sede da AEA/SJCampos as palestras “Mobilidade Urbana” com o arquiteto e urbanista Luiz Antonio Cortez e “Acessibilidade” com a arquiteta e urbanista Silvana Cambiaghi.
 

Consulte a agenda completa da AEA/SJCampos pelo portal www.aeasjc.org.br/agenda


Confira as fotos do evento

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 


AEA/SJCampos 

A Associação dos Engenheiros e Arquitetos de São José dos Campos (AEA/SJCampos) é uma entidade sem fins lucrativos e tradicionalmente uma das mais respeitadas entidades de classe da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte, assim como no Estado de São Paulo, contando com mais de 60 anos de trabalhos em prol da Arquitetura e da Engenharia brasileira, voltados ao aprimoramento e valorização profissional.
 


Aproveite os benefícios e seja um associado(a) da AEA/SJCampos 

  • Convênio Médico UNIMED com condições especiais
  • Convênio Odontológico Uniodonto com condições especiais
  • Seguro de vida (morte por acidente) imediato de R$ 10.000,00
  • Parceria em Cursos e Pós-Graduação
  • Desconto de ATÉ 15% no Programa Caminhos da Arquitetura
  • Descontos em Escolas para dependentes
  • Qualificação profissional: Palestras e Cursos
  • Visitas a Feiras e Eventos do Setor 
  • Desconto em Academias
  • Desconto na Caderneta de Obras 
 
Para modalidade profissional é necessário trazer:
  • Carteira original do CREA/SP ou CAU/SP (será aceita somente a original)
  • Cópia simples do comprovante de residência
 
Para modalidade estudante é necessário trazer:
  • Declaração original no papel timbrado da faculdade que comprove matrícula no curso de engenharia ou arquitetura no respectivo ano – 2019.
 

 

Cadastre-se para receber o Boletim Informativo com a agenda de eventos e novidades. AEA/SJCampos – Desde 1958 trabalhando para a valorização e a qualificação do profissional.

* indicates required

Powered by MailChimp