Notícias

Home > Notícias > Destinação do lixo urbano é foco de palestra na AEA/SJCampos

Destinação do lixo urbano é foco de palestra na AEA/SJCampos

27/06/2013
 


 

Todo o processo do gerenciamento de resíduos sólidos, desde a educação ambiental dentro de casa para a correta separação do lixo até o processamento do reciclável para criação de novos produtos e do orgânico para a elaboração de adubo, é pensado pelo projeto Fênix. É esse sistema amplo que será apresentado aos engenheiros e arquitetos na próxima terça-feira, dia 2 de julho, na sede da AEA/SJCampos.

 

O palestrante será o engenheiro químico Celso Giampá, que é pós-graduado em Ecologia Aplicada e Defesa do Meio Ambiente e Engenharia Ambiental e trabalha no desenvolvimento do projeto que tem como objetivo promover educação ambiental voltada à reutilização do lixo. “Esse projeto, além de acabar com os aterros e lixões nos centros urbanos, vai gerar inclusão social às pessoas que hoje sobrevivem vasculhando lixo e que passarão a trabalhar em nossa unidade de processamento de resíduos sólidos, de forma legal e segura”, diz.

 

Outro benefício do processamento de resíduos sólidos urbanos é a redução dos gastos dos municípios com a destinação do lixo. Após um ano de aplicação deste sistema a cidade ainda pode ter retorno financeiro por meio do crédito do carbono que, quando obtido, será destinado ao Fundo de Meio Ambiente dos municípios envolvidos.

 

Celso explica que esta palestra é realizada nas principais cidades da região com o objetivo de conscientizar os profissionais sobre a solução para a destinação correta do lixo urbano. “Muitos destes engenheiros e arquitetos são atuantes nas políticas do município e podem contribuir com a cidade”, diz.

 

A palestra Processamento de Resíduos Sólidos Urbanos – Projeto Fênix acontece no dia 2 de julho, às 18h. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas pelo telefone (12) 3921 6259 ou pelo e-mail contato@aeasjc.org.br.

 

Clique aqui para fazer sua inscrição.


Voltar