Notícias

Home > Notícias > AEA/SJCampos recebe Secretário de Manutenção Ricardo Minoru para debater atuação e necessidades municipais

AEA/SJCampos recebe Secretário de Manutenção Ricardo Minoru para debater atuação e necessidades municipais

01/03/2019

Na última quarta-feira, dia 27, a AEA/SJCampos sediou um encontro da presidência, diretoria e conselheiros da Associação com o Secretário de Manutenção, o Engenheiro Civil Ricardo Minoru, e a equipe de trabalho da Secretaria de Manutenção de São José dos Campos para apresentar o trabalho desenvolvido e debater com engenheiros e arquitetos assuntos relevantes à manutenção da cidade.

 

Estiveram presentes no evento o convidado Engenheiro Kledson Turra, Gerente Regional da GR-6 do CREA-SP, representando a AEA/SJCampos o presidente, Engenheiro Civil Carlos Vilhena, a Vice-Presidente de Arquitetura, a Arquiteta e Urbanista Andréa Hitomi, o Diretor Financeiro Rolando Rodrigues da Costa, os Conselheiros junto ao CREA-SP, Engenheiros Civis Sandor Dangelo Freire e Juliana Faria e a Engenheira Eletricista Viviana Constantino, além de inspetores do CREA-SP e convidados.

O Secretário de Manutenção Ricardo Minoru possui mais de 18 anos de atuação na gestão pública e contou que se sente honrado e desafiado por estar à frente da Secretaria de Manutenção de São José. “Assumir a secretaria foi um grande desafio e me sinto muito honrado. Estamos em nosso segundo ano de atuação e gostaríamos de apresentar à AEA/SJCampos uma prestação de contas da Secretaria de Manutenção de São José dos Campos, que faz parte das 14 pastas da gestão da atual gestão”, pontuou.

Minoru fez uma apresentação das atribuições da Secretaria e as ações que estão sendo realizadas com contratos de prestação de serviços novos e mais baratos. “O principal objetivo da Secretaria de Manutenção é cuidar da zeladoria da cidade, tornando São José dos Campos mais bonita, organizada e segura, sempre com o cuidado que o dinheiro público exige”.

O presidente da AEA/SJCampos, Eng. Civ. Carlos Vilhena, pontuou algumas questões em nome da Associação e sugeriu novas parcerias. 

Um dos questionamentos do presidente foi sobre a responsabilidade de manutenção, retirada e estética das fiações compartilhadas. “Acreditamos que a prefeitura deveria formatar com as companhias e concessionárias um programa que cobre ações relacionadas às fiações antigas. São José dos Campos é uma cidade bem cuidada e esse problema precisa ser sanado”, afirmou Vilhena.

Com relação ao Programa Iluminar apresentado pelo secretário, que substituirá 50 mil lâmpadas por LEDS na cidade até 2020, o presidente Carlos Vilhena sugeriu que fossem instalados painéis fotovoltaicos e acumuladores, analisando o custo benefício dessas instalações, assim como sugeriu uma melhor fiscalização quanto às tubulações da concessionária Comgás dentro das casas e edifícios, para garantir que não aconteçam acidentes. 

Vilhena também apresentou uma ação do CREA-SP para maio deste ano e sugeriu uma parceria com a Secretaria de Manutenção. “Quanto à recuperação das obras de artes, que são as bocas de lobo, pontes e viadutos, deveríamos ter um plano de manutenção, que é muito mais eficaz do que um de recuperação, pois permite que a gestão saiba o que e quando vai acontecer, evitando tragédias como as que estão se tornando corriqueiras no Brasil e muito mais graves do que imaginamos. Esse plano deve integrar tanto a Secretaria de Manutenção como a Secretaria de Obras”.

Ele afirmou ainda que “mesmo que o plano seja restrito, já existirá um caminho a seguir. São José dos Campos é uma cidade de inovação e tecnologia de ponta, temos que ousar e colocamos a Associação de Engenheiros e Arquitetos à disposição. Sempre estivemos abertos para discutir a cidade de maneira técnica e não política. Nosso interesse é defender a nossa sociedade. Com esse objetivo gostaríamos de propor uma ação de interesse mútuo, uma fiscalização educativa para fazer o levantamento das empresas contratadas quanto à atuação técnica”, finalizou.

O Engenheiro Kledson Turra, gerente regional da GR-6 do CREA-SP afirmou que o Conselho desenvolve ações dentro das prefeituras no que se refere às obras de artes e pontes, uma vez que esses setores envolvem muitas empresas subcontratadas. “Nosso trabalho é garantir que todas as empresas que tenham alguma atividade técnica ligada à engenharia sejam registradas no CREA São Paulo, assim como toda sua equipe técnica”.

Atualmente as demandas recebidas pela Secretaria de Manutenção de São José dos Campos acontecem por meio do telefone de atendimento 156 e o aplicativo 156sjc. Dentre as responsabilidades da secretaria estão: roçadas de áreas verdes e praças; plantio pode e supressão de árvores; cortes de raiz; troca de lâmpadas e iluminação pública; operação tapa-buraco; manutenção de estradas rurais; limpeza de bueiros, galerias e lagos; recuperação de pontes e passarelas; gestão dos Pontos de Entrega Voluntária; combate aos pontos de descarte de entulhos; coleta de lixo e varrição; controle de pragas; pintura de guias, viadutos e equipamentos públicos; ações pós-intempéries, entre outros.

A Associação de Engenheiros e Arquitetos de São José dos Campos busca constantemente promover e participar de debates técnicos sobre São José dos Campos, assim como ampliar a representatividade e atuação dos profissionais de engenharia e arquitetura no município.

 

 

 

 


 

 


Aproveite os benefícios e seja um associado(a) da AEA/SJCampos. 

  • Convênio Médico UNIMED com condições especiais
  • Convênio Odontológico Uniodonto com condições especiais
  • Seguro de vida (morte por acidente) imediato de R$ 10.000,00
  • Parceria em Cursos e Pós-Graduação
  • Desconto de ATÉ 15% no Programa Caminhos da Arquitetura
  • Descontos em Escolas para dependentes
  • Qualificação profissional: Palestras e Cursos
  • Visitas a Feiras e Eventos do Setor 
  • Desconto em Academias
  • Desconto na Caderneta de Obras 

Para modalidade profissional é necessário trazer:

  • Carteira original do CREA/SP ou CAU/SP (será aceita somente a original)
  • Cópia simples do comprovante de residência
 
Para modalidade estudante é necessário trazer:

  • Declaração original no papel timbrado da faculdade que comprove matrícula no curso de engenharia ou arquitetura no respectivo ano - 2019.

 

Cadastre-se para receber o Boletim Informativo com a agenda de eventos e novidades. AEA/SJCampos - Desde 1958 trabalhando para a valorização e a qualificação do profissional.

* indicates required

Powered by MailChimp

 
 

Voltar