Notícias

Home > Notícias > Comissão de Acessibilidade reunida em SP

Comissão de Acessibilidade reunida em SP

13/09/2017

Membros da AEA fazem parte da comissão.

 

Nos dias 11 e 12 de setembro, a Comissão Temática de Acessibilidade do Confea esteve reunida em São Paulo, conduzindo os trabalhos na Sede do Crea-SP na Avenida Angélica.

A Comissão foi criada pela Decisão Plenária nº 2.209/2014 com o objetivo de divulgar leis, normas e regulamentos, necessidades e oportunidades relacionadas à acessibilidade para os profissionais da Engenharia e Agronomia; manter interação permanente com as Coordenadorias Nacionais de Câmaras Especializadas dos Creas e entidades específicas relacionadas ao tema, objetivando a atualização das normas sobre acessibilidade em equipamentos, oriundas da ABNT e outras; coordenar, com a Assessoria Parlamentar do Confea, ações legislativas junto à bancada parlamentar estadual e federal sobre os andamentos dos projetos referentes ao tema, em pauta naquelas casas legislativas; e fomentar a iniciativa privada e as entidades de ensino brasileiras a desenvolver ou nacionalizar tecnologias específicas sobre acessibilidade.

Integram a Comissão nacional o Conselheiro Federal Ronald do Monte Santos (Coordenador), o Conselheiro Federal Wiliam Alves Barbosa (Coordenador Adjunto), a Engenheira Industrial Sandra Ascari (especialista) e a Engenheira Civil Lenita Brandão (especialista). O Coordenador da Comissão Permanente de Acessibilidade do Crea-SP, Eng. Oper. Mec. Maq. Ferram. e Eng. Seg. Trab. Paulo Roberto Peneluppi, e seu adjunto, Eng. Quim. Zeinar Hilsin Sondahl, também participaram da reunião.

O Coordenador da Comissão nacional agradeceu a receptividade do Crea-SP ao disponibilizar a infraestrutura adequada para a realização do encontro e destacou os avanços do estado de São Paulo no enfoque da acessibilidade, lembrando que, em congresso internacional realizado recentemente nos EUA, “foi enfatizado que, em termos de legislação, o Brasil está bastante avançado em relação aos outros países”.

O Vice-Presidente no exercício da Presidência do Crea-SP, Eng. Eletric. e Eng. Seg. Trab. Edson Navarro, participou da reunião e destacou que o Conselho “sempre vai estar à disposição do Sistema profissional para discutir assuntos de relevância, como é o caso de acessibilidade, um tema importantíssimo.  Nos nossos prédios, sejam as sedes ou os espaços ocupados junto às entidades de classe, estamos promovendo as devidas adaptações para atender à legislação”.

Navarro disse ainda que, na região de Marília, onde reside e atua profissionalmente, “grande parte das obras estão sendo atendidas. Na cidade existe a exigência da acessibilidade e o Ministério Público está cobrando providências. Temos legislação, o que falta é implantação, o que depende de verba, de infraestrutura. Independente disso, o importante é que nós, profissionais organizados, façamos a nossa parte”.

“Uma das nossas demandas nesta reunião é enviar para o Colégio de Presidentes a necessidade de enfatizar, junto aos Regionais, a importância que eles tenham grupos dedicados à questão da acessibilidade”, destacou o Conselheiro Federal Ronald, lembrando que apenas 1/3 do total de Creas possui uma Comissão ou GT para tratar do tema.

Aproveitando a realização do encontro de acessibilidade em São Paulo, o Engenheiro Navarro prontificou-se a incluir a demanda do grupo na pauta da próxima reunião do Colégio de Presidentes, que acontecerá de 20 a 22 de setembro em Salvador/BA.

Produzido pelo Departamento de Comunicação do Crea-SP

Reportagem e fotos: Jornalista Perácio de Melo - DCO/SUPCEV


Voltar