Legenda: Lincoln Delgado (AAVALE), Anônio José (ex-prefeito de São José), Arq. Adalton Paes Manso (Diretor da Câmara Técnica de Urbanismo da AEA/SJC), Eng. Cléber Cordoba (presidente da Aconvap), Eng. Civil Carlos VIlhena (presidente da AEA/SJC), Gustavo Vantine (presidente da AAVALE) (Arq. Alex Leopoldo Verdussem (1º Secretrário AEA/SJC) e Eng. Paulo Peneluppi (Diretor da Câmara Técnica de Meio Ambiente e Segurança do Trabalho da AEA/SJC)

Organizado pela sociedade civil, o Seminário Cidades Sustentáveis  é encabeçado, nacionalmente, pela Rede Nossa São Paulo e Instituto Ethos, com parceria junto ao Greenpeace, OAB, WWF, Sesc e Unicef.

O evento teve o apoio da  Associação dos Engenheiros e Arquitetos, ACONVAP, Embraer, Associação Comercial e Industrial, Associação das Empresas de Loteamento, Sindicato da Habitação, Faap e foi organizado em São José pela Associação dos Advogados do Vale do Paraíba.

Outros esforços têm sido feitos pela sociedade civil para garantir direitos básicos de cidadania, qualidade de vida, saúde melhor, transporte melhor, melhores respostas do poder público a problemas crônicos como segurança, habitação, educação e direitos individuais. 

Estiveram presentes diversas lideranças e pré-canditatos que assinaram um termo de compromisso (link).

Conheça o programa

Uma grande rede de organizações da sociedade civil está aproveitando as eleições municipais de 2012 para colocar a sustentabilidade na agenda da sociedade, dos partidos políticos e dos candidatos. Neste sentido foi lançado o Programa Cidades Sustentáveis que oferece aos candidatos uma agenda completa de sustentabilidade urbana, um conjunto de indicadores associados a esta agenda, enriquecida por casos exemplares nacionais e internacionais como referências a serem perseguidas pelos gestores públicos municipais. O programa é complementado por uma campanha que tenta sensibilizar os eleitores a escolher a sustentabilidade como critério de voto e os candidatos a adotar a agenda da sustentabilidade.

O Programa Cidades Sustentáveis tem o objetivo de sensibilizar, mobilizar e oferecer ferramentas para que as cidades brasileiras se desenvolvam de forma econômica, social e ambientalmente sustentável. São grandes os desafios e, para sermos exitosos em ações que contribuam com a sustentabilidade, será necessário o envolvimento de cidadãos, organizações sociais, empresas e governos.

http://www.cidadessustentaveis.org.br

Fotos: ® RODRIGO ROVERI