Foto acima: Eng. Elisabete entre Renata De Fazio (e), esposa do Presidente da Abenc-SP, e Keiko Kurimori (d), Presidente da Abea-SP e esposa do Presidente do Crea-SP
 
Chefe de Gabinete do Crea-SP, a Eng. Elisabete Alves de Oliveira Rodrigues entrou definitivamente para a história da Engenharia, em 12 de dezembro, ao se tornar a primeira mulher a ser homenageada com o título de sócia benemérita da Associação Brasileira de Engenheiros Civis (Departamento São Paulo) – Abenc-SP.
 
A cerimônia aconteceu no espaço técnico-cultural do Conselho em São Paulo. A presença de autoridades, amigos, colegas de trabalho e familiares contribuiu para o clima geral de emoção, que há muito não se via num ambiente normalmente caracterizado por ações de racionalidade técnica.
 
 
A nata da engenharia marcou presença para levar seu abraço à engenheira: o Eng. Francisco José Teixeira Coelho Ladaga, presidente eleito da Abenc nacional; o Eng. Carlos Eduardo Domingues e Silva, vice-presidente do Crea-PA e vice-presidente eleito da Abenc nacional; o diretor geral da Mútua-SP Pérsio Faulim de Menezes; o presidente do Sindicato da Arquitetura e da Engenharia – Sinaenco José Roberto Bernasconi; Ronaldo de Souza Forte, diretor do Sistema Ciesp/Fiesp Regional de Santos; e Luciano Amadio, presidente da Associação Paulista dos Empresários de Obras Públicas – Apeop, estavam entre os convidados.
 
 
 
A produtora cultural Angelita Loturco abriu as homenagens com uma extensa descrição dos predicados da engenheira, comparando-a uma obra de arte. “Ao longo de sua carreira,  é um exemplo de competência, seriedade, compromisso e árduo trabalho; um exemplo de mulher”, destacou.
 
“Quando vejo uma mulher como a Bete, fico extremamente esperançosa e otimista: realmente o nosso mundo está melhorando. Num ambiente predominantemente masculino, o fato de ser a primeira homenageada é um grande passo”, disse a Eng. Keiko Kurimori, também uma destacada profissional na área associativista e na administração pública, à frente da Presidência da Associação Brasileira de Engenheiras e Arquitetas no Estado de São Paulo – Abea-SP e da vice-Prefeitura do município de Lins.
 
“Bete é uma parceira de várias batalhas, é a pérola do Crea-SP”, disse o Eng. Agr. Pedro Katayama, vice-presidente do Crea-SP, que na ocasião levou o abraço “dessas mais de duas centenas de associações”, representando o presidente da Federação das Associações de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado de São Paulo – Faeasp, Arq. Valdir Bergamini.
 
“Esta é uma feliz indicação da Abenc. A Bete sempre tem um sorriso nos olhos; nunca perde o humor. Eu a indiquei como chefe de gabinete pelo lado humano, foi o que mais me cativou. O ser humano precisa ser reconhecido. Você é um ser humano especial, que brilha”, disse o presidente do Crea-SP, Eng. Francisco Kurimori.
 
“Não há ferramenta tecnológica capaz de medir o que estou sentindo neste momento”, disse a engenheira Elisabete Rodrigues, recentemente eleita vice-presidente adjunta da entidade nacional. “A gratidão é o momento em que mais perto chegamos de Deus”, destacou, deixando um recado aos presentes: “escolham ser amigos, éticos, felizes”.
 
 
 
O encerramento das homenagens coube ao Eng. André De Fazio, presidente da Abenc-SP, descrito pela laureada como “meu mestre, meu amigo, meu irmão”, que chamou a filha da engenheira, Bárbara, para acompanhá-lo. “Sua mãe é muito especial para nós porque ela é uma guerreira. Nós amamos a sua mãe”, finalizou.
 
Produzido pelo Departamento de Comunicação do Crea-SP (Reportagem: Jorn. Perácio de Melo e Fotos: Gustavo Fernandez)