Entre os dias 24 e 27 de abril, o presidente da AEA/SJCampos e representante do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade), o engenheiro civil Carlos Vilhena, participou da IV Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em Brasília.
 
Promovida pela Secretaria Especial dos Direitos Humanos do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial, da Juventude e dos Direitos Humanos e pelo Conade, a conferência desenvolveu o tema “Os desafios na implementação da política da pessoa com deficiência”, e teve como ponto alto de debate a transversalidade das políticas públicas.
 
Representando o Conade, órgão criado para acompanhar e avaliar o desenvolvimento de uma política nacional para inclusão da pessoa com deficiência e das políticas setoriais de educação, saúde, trabalho, assistência social, transporte, cultura, turismo, desporto, lazer e política urbana dirigidos a esse grupo social, Carlos Vilhena acredita que o encontro aconteceu em um momento muito propício. “Estamos vivendo um momento importante da participação social em diversos debates, políticos, econômicos e sociais. E o debate sobre os direitos da pessoa com deficiência, faz parte desse panorama, sendo primordial para o avanço das políticas públicas inclusivas. Nosso desafio é ir além da proposta de políticas públicas, mas criar estratégias efetivas de implantação de ações que promovam a inclusão da pessoa com deficiência”, afirmou o engenheiro.
 
Ao longo do encontro os presentes participaram de palestras como a “Palestra Magna da 4ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência” e “Eixos Temáticos”, uma mesa redonda sobre a Lei Brasileira de Inclusão (Estatuto da Pessoa com Deficiência), um encontro com delegados da 12ª Conferência Nacional de Direitos Humanos e mini plenárias dos grupos de trabalho, entre outros.