Nos dias 23 e 24 de junho São José dos Campos sediou o I Seminário Confea de Inovação Tecnológica na Engenharia, realizado pela Comissão Temática Criatividade e Inovação Tecnológica com a participação do presidente da AEA/SJCampos, o engenheiro civil Carlos Vilhena.
 
 
A iniciativa é resultado de uma parceria com o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e teve como proposta provocar os profissionais para inovação. “Ao realizar esse evento, o Confea marca posição no cenário nacional, pois é a inovação e a criatividade que alavancam o desenvolvimento”, afirmou o coordenador da Comissão Temática, conselheiro Antônio Roberto Martins.
 
No primeiro dia do evento, os participantes visitaram os Laboratórios de Turbinas Aeronáuticas e de Automação na Fabricação.
 
Já no dia 24 o evento contou com os painéis: “Ambiente de Inovação”, com a participação dos profissionais Marcelo Sáfadi Alvares do Parque Tecnológico, Saulo Rodrigues Krichanã do ISITEC e Danielle Moraes do EMBRAPII-ITA; “Desenvolvimento de Inovação I”, com Denise Gregory do INPI e José Manoel Balthazar do ITA; “Desenvolvimento de Inovação II”, com Pedro Lacava do ITA e Marcelo Prim do CNI; e o último painel “Inovação na Engenharia”, com Maurício Pazini Brandão do ITA.
 
Para o engenheiro civil Carlos Vilhena, a realização desse evento em São José dos Campos “coloca os profissionais técnicos do Sistema Confea/Crea e Mútua em contato com uma das áreas de atuação mais importante da atualidade, a tecnológica. Além disso, queremos fomentar a criatividade e o desenvolvimento de tecnologias inovadoras”, afirmou.
 
Além de lideranças do Sistema Confea/Crea e Mútua, o seminário reuniu profissionais da área tecnológica de São José dos Campos em debates sobre engenharia de inovação, produtividade, propriedade intelectual e procedimentos para criar parcerias. O evento funciona como um preparatório para a 73ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), onde haverá um painel com a mesma temática.  A Soea será realizada de 29 de agosto a 01 de setembro em Foz do Iguaçu (PR).
 
A Comissão Temática Criatividade e Inovação Tecnológica tem a proposta de fomentar o desenvolvimento de Tecnologias Inovadoras Nacionais, por meio de iniciativas que visam a aproximação entre empresas e profissionais de tecnologias.
 
Além do evento, a comissão deverá produzir uma cartilha impressa sobre criatividade e inovação tecnológica a ser oferecida a todos os profissionais do Sistema Confea/Crea e Mútua.

 

Confira as fotos do evento na página do Facebook Confea/Crea