Arq. e Urb Marcelo Guedes, Arq. e Urb Vine Pedra e Maurushio Desu – Revista By
 
 
A Associação dos Engenheiros e Arquitetos de São José dos Campos faz parte das entidades apoiadoras do projeto “Caminhos da Arquitetura”, desenhado e assinado pelos Arquitetos Vinie Pedra e Marcelo Guedes, e pelo publicitário Marushio Desu.
 
O principal objetivo da iniciativa é proporcionar vivências arquitetônicas para recém-formados, estudantes de arquitetura e urbanismo e profissionais da área. Esses momentos acontecem por meio de viagens planejadas para importantes cidades brasileiras que possuem arquitetura de referência no panorama mundial.
 
“O projeto Caminhos da Arquitetura nasceu da ideia de criar a vivência da arquitetura para todos, principalmente para quem já convive com a área, criando uma integração. Nós sabemos a importância que a AEA/SJCampos tem como entidade representante da classe e queremos a participação dos profissionais ligados à associação no projeto”, afirmou Marcelo Guedes.
 
A parceria do projeto “Caminhos da Arquitetura” com a AEA/SJCampos dará aos associados da entidade descontos de acordo com o destino. Além disso, com a criação do passaporte oficial do projeto, em que cada participação na viagem garante um carimbo, os participantes terão ainda mais descontos e benefícios.
 
O presidente da AEA/SJCampos, o engenheiro civil Carlos Vilhena, acredita que esse projeto vem ao encontro das iniciativas da associação, que proporcionam aos profissionais e estudantes acesso ao conhecimento e também à vivência da profissão com o apoio do CREA-SP. “Toda iniciativa voltada ao aprimoramento profissional deve ser valorizada. Temos a obrigação de incentivar cada vez mais a formação de melhores profissionais no mercado, e mais instruídos”, afirmou.
 
A cada viagem realizada são emitidas declarações de participação para os estudantes, que podem apresenta-las às instituições de ensino como atividade complementar. Além disso, os participantes recebem um passaporte que será carimbado a cada viagem. Ao final de 8 carimbos, o viajante poderá ganhar brindes como camisetas, kits de viagem ou até mesmo uma nova viagem.
 
Caminhos
 
A primeira viagem realizada pelo grupo aconteceu no Parque do Inhotim, em Brumadinho, que é uma galeria de arte contemporânea ao ar livre com importantes exemplares de arquitetura. Nessa viagem os participantes também visitaram as obras da Pampulha em Belo Horizonte, além de outros exemplares da Arquitetura Moderna Brasileira como o Edifício JK e Edifício Niemeyer. As visitas foram acompanhadas pelo Arquiteto Luiz Therisod, argentino radicado no Brasil há 40 anos e proprietário de um escritório de Arquitetura responsável pela intervenção e restauração do Museu de Artes e Ofícios de Belo Horizonte.
 
Próximo evento: VIVÊNCIA ARQUITETÔNICA EM SÃO LUIS DO PARAITINGA
 
25 de Setembro
 
Programação:
 
  • 7:30h – Saída de SJC ( Local de encontro: Estacionamento Parque Santos Dumont) 
  • 9:30h – Chegada a São Luis do Paraitinga 
  • 17:00h – Retorno a São José dos Campos 
 
Roteiro: 
 
  • Praça Oswaldo Cruz
  • Casa de Oswaldo Cruz
  • Igreja Matriz de São Luiz de Tolosa
  • Prefeitura Municipal e um conjunto de casarões do período colonial
  • Capela de  Nossa Senhora das Mercês ( final do século XVII)
  • Instituto Elpídio dos Santos ( Centro Cultural) 
  • Conjunto  de casas humildes construídas em taipa de pilão
  • Biblioteca Municipal 
  • Antigo Mercado Municipal
  • Igreja do Rosário -antiga matriz da cidade
 
Valor:
 
R$ 100,00 ( cem reais) – 50% para reserva e 50% um dia antes da viagem (desconto de 20% para Associados AEA em dia)
 
Incluso:

* Transporte ( ônibus com WC e AC) –> SJC – São Luis do Paraitinga – SJC
* Translado entre locais de visitação
* Almoço em restaurante local
* Kit Viagem Caminhos da Arquitetura ( camiseta, passaporte, água, lanche)
 
Observações:

Não estão inclusas as despesas de lanches, souvenires ou quaisquer despesas pessoais.
As visitas serão acompanhadas por professores do curso de Arquitetura e Urbanismo e por arquitetos responsáveis por projetos de restauro e interesse histórico patrimonial da região.
A ordem da visitação poderá ser alterada de acordo com o transito local.
Sugere-se roupas leves, calçado confortável e uso de protetor solar, pois o passeio envolve longas caminhadas pela cidade histórica e em muitos locais não há acesso para veículos.
 
Inscrições:

Whats App: (12) 981417858
 
Confira como foi a 1ª vivênvia para Inhotim – MG.
 
 

Cadastre-se para receber o Boletim Informativo com a agenda de eventos e novidades. AEA/SJCampos – Desde 1958 trabalhando para a valorização e a qualificação do profissional.

* indicates required

Powered by MailChimp