A HPUmatic, por meio da atuação em parceria de engenheiros brasileiros e suíços, desenvolveu uma nova tecnologia hidráulica que promete revolucionar o setor, melhorando a qualidade de vida dos trabalhadores nas indústrias e reduzindo os custos de produção.
O projeto teve início no ano 2000 com a concepção de um sistema hidráulico para aeronaves que visava torná-las mais leves, eficientes e seguras. Após passar por um longo processo de P&D, no ano de 2014 foi feito no Brasil lançamento do produto HPU – Hydraulic Power Unit, uma evolução dos sistemas hidráulicos, com menor consumo de energia e de óleo, reduzindo o impacto ambiental dos processos produtivos em indústrias que empreguem atuadores hidráulicos.
O Engenheiro Aeronáutico Maurício Pazini Brandão, Conselheiro regional do CREA-SP representando o ITA e precursor do projeto, afirma que o sistema é capaz de executar na área de atuação mecânica exatamente o mesmo serviço que é executado pelos sistemas atuais, só que com uma economia de 90% ou mais de energia e de óleo hidráulico, além de não utilizar água para refrigeração.
“Apenas nós temos esta tecnologia no mundo, protegida por patente. Ao estabelecermos um novo padrão industrial, com dezenas de vantagens sobre as tecnologias convencionais, nós nos candidatamos a substituir todos os sistemas existentes hoje na indústria em todo o planeta. O governo suíço – parceiro da iniciativa – estima que eles sejam da ordem de 500 milhões de sistemas, o que poderá alavancar uma riqueza de 7,5 trilhões de dólares, quantia esta que representa vários PIBs do Brasil. Se nós brasileiros corrermos atrás disso, devido à nossa vantagem tecnológica, poderemos, com agilidade e explorando a exportação, trazer grande parte dessa riqueza para o nosso País, gerando empregos de maior qualidade, aumentando a sustentabilidade, segurança e competitividade de nossa indústria”, afirma o engenheiro Pazini.
“Entendo que o ITA tem, no exercício de seu caráter tecnológico, além do papel de bem educar futuros engenheiros civis e militares, justamente este papel de fomentar a indústria nacional, com soluções soberanas, de aplicação para os setores aeroespacial e de defesa. É o que estamos buscando com este trabalho”, finaliza.
HPUmatic – Com escritórios na Suíça e Brasil, a HPUmatic produz tecnologia de ponta para reduzir ao máximo o consumo de óleo hidráulico e energia elétrica em máquinas industriais. As soluções apresentadas pela empresa ajudam na redução da pegada ecológica, promovendo a conservação do ecossistema global.
Visibilidade – Este ano a nova tecnologia participou do 9º Concurso Acelera Startup, da FIESP, que contou com 5.700 projetos espalhados em diversas áreas e em duas classes (operacional e pré-operacional), e venceu na classe operacional.