Nos dias 16 e 17 de agosto, engenheiros, arquitetos, designers de interiores, projetistas e alunos dos cursos de engenharia civil e arquitetura e urbanismo participaram do primeiro curso do Ciclo de Aprimoramento Profissional – CAP Elétrica, promovido pela AEA/SJCampos com o apoio institucional do CREA-SP.
Com o tema “Instalações Elétricas – Princípios básicos para a elaboração de projetos”, o curso foi ministrado pelo Prof. Eng. Roberto de Carvalho Junior e teve como objetivo apresentar os principais conceitos das instalações elétricas prediais e suas interfaces com o projeto arquitetônico e a importância da integração dessas instalações ao projeto arquitetônico de forma harmônica, racional e tecnicamente correta; apresentar uma visão mais prática, didática e simplificada das instalações elétricas prediais; e abordar os aspectos tecnológicos das instalações elétricas prediais visando sua adequação ao espaço construído.
 
 
Para Roberto esse curso é direcionado especialmente aos profissionais de engenharia e arquitetura uma vez que essa disciplina é incompleta e pouco didática na faculdade. “Nossa pretensão é apresentar de forma simples como fazer um projeto de elétrica e compatibilização do projeto. Não podemos deixar de abordar as interfaces do projeto arquitetônico, que é embrião dos demais. Então aqui os profissionais aprendem a calcular potência, fazer a divisão de circuitos, direcionar disjuntores, fios, cabos, calcular quantidade de tomadas, potência de iluminação e a infraestrutura predial no geral voltada para a elétrica”, afirmou.
Roberto de Carvalho Junior é engenheiro civil, licenciado em Matemática, com habilitação em Física e Desenho Geométrico. Além disso, ele é pós-graduado em Didática do Ensino Superior, Mestre em Arquitetura e Urbanismo e projetista de Instalações Prediais desde 1982, tendo em seu portfólio inúmeros projetos de edificações de médio e de grande porte executados em várias cidades do Brasil.
 
 
 
 
 


    

Palestras CAP 2
 
Já estão agendadas as primeiras palestras do Ciclo que acontecerão em agosto e setembro com inscrições gratuitas. No dia 31 de agosto o tema “DPS – Conceitos, Normas e Aplicações dos Dispositivos de Proteção contra Surtos” será ministrado pelo engenheiro Thiago Francisco Gomes para apresentar conceitos, normas e aplicações.
 
No dia 12 de setembro o engenheiro de Controle e Automação, Fernando Cesar Furtado Moreira, abordará o tema “Eficiência Energética” com o objetivo de mostrar a conectividade do painel elétrico para uma maior eficiência energética.
 
Dia 21 o Técnico em Eletroténica, Ivan Lucio da Silva, apresentará “Novos Materiais e Dispositivos Elétricos (Powertag)” para demostrar novos produtos de distribuição elétrica final conectáveis, e as vantagens e ganhos destes novos produtos.
 
O 4º encontro acontecerá dia 26 com o engenheiro especialista em aplicações de Correção de Fator de Potência, Mitigação de Harmônicas e Qualidade de Energia, Jonatas Firmino, sobre o tema “Estudo e Correção do Fator de Potência”.
 
Informações e inscrições na agenda de eventos no site da AEA (www.aeasjc.org.br/agenda), pelo telefone (12) 3921-6259 ou pelo e-mail [email protected].


 

 

 


Cadastre-se para receber o Boletim Informativo com a agenda de eventos e novidades. AEA/SJCampos – Desde 1958 trabalhando para a valorização e a qualificação do profissional.

* indicates required

Powered by MailChimp