No dia 31 de agosto a AEA/SJCampos realizou a primeira palestra do Ciclo de Aprimoramento Profissional – CAP Elétrica, promovido com o apoio institucional do CREA-SP, com o tema “DPS-Conceitos, normas e aplicações dos Dispositivos de Proteção contra Surtos”.

 
 
Ministrada pelo engenheiro eletricista Thiago Francisco Gomes, a palestra abordou a natureza e origem do surto elétrico (transitórios de tensão); o que é um DPS (Dispositivo de Proteção contra Surtos elétricos); requisitos da ABNT NBR 5410:2004 para especificação de DPS; esquemas e recomendações para a conexão de DPS em quadros elétricos segundo a ABNT NBR 5410:2004; modelos CLAMPER para aplicação em quadros elétricos; e outras linhas de proteção CLAMPER, industriais e coorporativas, incluindo redes de energia, telefonia, sinais e dados e proteção catódica.
 
Thiago Francisco Gomes também é engenheiro de telecomunicações e atua na pesquisa e desenvolvimento de dispositivos de proteção contra surtos elétricos, pesquisa e desenvolvimento de equipamentos Biomédicos, sistemas de medição de energia elétrica, sistemas Smart Grid e gestão de pessoas.
 
Palestras CAP 2
 
Já estão agendadas as primeiras palestras do Ciclo que acontecerão em setembro com inscrições gratuitas. No dia 12 de setembro o engenheiro de Controle e Automação, Fernando Cesar Furtado Moreira, abordará o tema “Eficiência Energética” com o objetivo de mostrar a conectividade do painel elétrico para uma maior eficiência energética.
Dia 21 o Técnico em Eletroténica, Ivan Lucio da Silva, apresentará “Novos Materiais e Dispositivos Elétricos (Powertag)” para demostrar novos produtos de distribuição elétrica final conectáveis, e as vantagens e ganhos destes novos produtos.
 
O 4º encontro acontecerá dia 26 com o engenheiro especialista em aplicações de Correção de Fator de Potência, Mitigação de Harmônicas e Qualidade de Energia, Jonatas Firmino, sobre o tema “Estudo e Correção do Fator de Potência”.
 
 
 
 
 

 

 

 

 

 


Cadastre-se para receber o Boletim Informativo com a agenda de eventos e novidades. AEA/SJCampos – Desde 1958 trabalhando para a valorização e a qualificação do profissional.

* indicates required

Powered by MailChimp