A Associação de Engenheiros e Arquitetos de São José dos Campos (AEA/SJCampos), promoveu nos dias 27, 28 e 29 de junho, com o apoio institucional da Prefeitura Municipal de São José dos Campos, da Câmara Municipal e do CREA-SP a 3ª edição do Seminário Internacional de Mobilidade Urbana.

O evento aconteceu no Centro de Formação do Educador (CEFE) e teve como ênfase o debate sobre mobilidade urbana e humana, a integração dos diferentes modais, os meios de transporte sustentáveis e inclusivos e os impactos que causam no dia a dia das pessoas e na economia das cidades. O levantamento trazido pelo Seminário incidiu ainda na busca pela qualidade de vida das pessoas e na relação delas com os lugares onde vivem. 

 
Eng. Carlos Vilhena - Presidente da AEA/SJCampos
 
Para o presidente da AEA/SJCampos, Conselheiro Federal no CONFEA e Diretor da FIESP-SP, o Eng. Civil Carlos Vilhena, “o Seminário Internacional de Mobilidade Urbana teve como objetivo acender uma luz em cada participante para pensarmos juntos como melhorar nossa sociedade, buscar um futuro melhor para as próximas gerações, e também como a engenharia é capaz de colaborar com essa ação. A engenharia atua no sentido de ajudar a melhorar a qualidade de vida das pessoas e promover o desenvolvimento sustentável, ou seja, está à serviço da população. Acredito que dentro de no máximo 7 anos teremos uma transformação muito grande na maneira que vamos nos locomover”, afirmou.
 
Ao todo o evento foi composto por quatro painéis divididos em doze palestras e três cases de sucesso. Também fizeram parte da programação um curso paralelo de conversão de veículos elétricos, realizado na sede da AEA/SJCampos, e uma exposição de soluções para a mobilidade urbana sustentável composta pelas empresas Wind Veículos Elétricos, Serttel (Samba), Grow Mobility (Yellow e Grin), Kit Livre, BYD e Incharge.
 
Durante o primeiro painel fizeram o uso da palavra o vice-presidente de engenharia da AEA/SJCampos, o Eng. Vitor Schuster, o CEO da escola de conversão de veículos elétricos Tesla Brasil, Roberto Saldo, com a palestra “O desafio das novas tecnologias na mobilidade urbana”, a arquiteta e pesquisadora Hellem de Freitas Miranda, com a palestra “Da mobilidade acessível ao desenho universal”, e o Gestor de Negócios Corporativos da Wind Veículos Elétricos, Ricardo Rossi, com a palestra “A Revolução da Mobilidade Elétrica: Efeitos e Perspectivas”.
 
Eng. Vitor Chestier
 
Roberto Saldo - Tesla Brasil
DOWNLOAD PALESTRA – DESAFIO DAS NOVAS TENOLOGIAS NA MOBILIDADE URBANA – PDF

 
Hellem F Miranda - USP São Carlos
 DOWNLOAD PALESTRA – DA MOBILIDADE ACESSÍVEL AO DESENHO UNIVERSAL – PDF
 
Ricardo Rossi - Gestor de Negócios Corporativos Wind Veículos Elétricos
DOWNLOAD PALESTRA – A REVOLUÇÃO DA MONBILIDADE ELÉTRICA – EFEITOS E PERSPECTIVAS –  PDF

Vitor Schuster lembrou que São José dos Campos debateu recentemente o Plano Diretor e agora entrará numa fase de discussão da Lei de Zoneamento. A maioria das cidades crescem e espraiam em direção à periferia, onde a terra é mais barata. Desta forma as distâncias vão ficando maiores e tudo o que precisamos consumir em termos de bens, serviços, educação, saúde, entre outros, causam cada vez mais deslocamentos. Desta forma, o debate sobre a mobilidade urbana e o uso da energia elétrica para esses deslocamentos fazem parte do futuro e precisam ser aprofundadas e entendidas. O Seminário foi uma oportunidade de conhecer, debater e buscar interferir na política da nossa cidade”, afirmou.
 
Durante a abertura solene, a Palestra Magna foi realizada por Manuel Campos Valente de Oliveira Hall, Diretor de Mobilidade Inteligente da EDP Lisboa, cidade que tornou-se recentemente a capital da mobilidade da Europa ao ganhar o prêmio da Semana Europeia da Mobilidade de 2018 pelo empenho do município na promoção do ambiente e da mobilidade sustentável. Manuel debateu o futuro da mobilidade na Europa e apresentou dados mundiais importantes para os próximos anos. “Até 2030 teremos mais de 40 megacidades no mundo, ou seja, cidades com mais de 10 milhões de habitantes, e o deslocamento dessas pessoas se tornará ainda mais preocupante. Cidades que foram pensadas com infraestruturas mais preparadas para o tráfego das pessoas possuem uma média menor de tempo de deslocamento. Mas a maior parte não lida com essa realidade. Em São Paulo, por exemplo, a média de deslocamento do trabalho para casa é de mais de 90 minutos atualmente”, afirmou.
 
Palestra Magna - Manuel Hall - EDP Portugal
DOWNLOAD PALESTRA  – PARTILHADA AUTÔNOMA E ELÉTRICA: O FUTURO DA MOBILIDADE NA EUROPA – PDF
DOWNLOAD CASE DE SUCESSO – SOLUÇÃO PARA CARREGAMENTO EM CONDOMÍNIOS – PDF

A apresentação de Manuel também abordou pontos importantes e que devem ganhar cada vez mais a atenção da população nos próximos anos como os níveis de poluição, sustentabilidade e meio ambiente, crescimento populacional, prejuízos no setor da saúde, crescimento do número de veículos, dentre outros. Falou também sobre as ações que podem ser tomadas tanto pelo setor público como privado para lidar com esses e outros problemas. 
 
O segundo painel, que aconteceu no dia 28 de junho, foi composto pelas palestras do Secretário Nacional de Tecnologias Aplicadas do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Prof. Dr. Brig. Maurício Pazini Brandão, sobre o tema “Tecnologia como Ferramenta de Transformação da Ciência em Inovação aplicada à mobilidade”, do Secretário de Mobilidade Urbana de São José dos Campos, Paulo Roberto Guimarães Junior, junto com a Assessora Técnica da Secretaria de Mobilidade Urbana, Debora Redondo, sobre “Urbanismo e Mobilidade nas Cidades do Amanhã” e o case de sucesso de Lisboa apresentado por Manuel Hall.
 
Maurício Pazini pontuou que “o MCTIC trata absolutamente de todos os temas e tecnologias com uma nova visão e dentre elas está a mobilidade. Os cenários futuros são bastante interessantes. O ministério tem como foco a política de gerar a informação, o que estabelece um elo importante com o ministério da educação, gerar riquezas, que estabelece o elo com o poder econômico nacional, e melhorar a qualidade de vida da população brasileira. Essas três políticas são simples e claras. E seus objetivos estão ligados à busca da eficiência energética e melhoria da sustentabilidade do meio ambiente”.
 
Prof. Dr. Brigadeiro Maurício Pazini Brandão - MCTIC
DOWNLOAD PALESTRA – TECNOLOGIA COM FERRAMENTA DE TRANSFORMAÇÃO – PDF
 
Paulo Roberto Guimarães Jr - Secretário Municipal de Mobilidade Urbana
VÍDEO APRESENTAÇÃO LINHA VERDE – MP4
 
 
Debora Redondo - Assessora Técnica da Secretaria de Mobilidade Urbana
DOWNLOAD PALESTRA – URBANISMO E MOBILIDADE NAS CIDADES DO AMANHÃ – PDF

Na tarde do segundo dia de evento os presentes puderam assistir as palestras do responsável pela área comercial internacional da Eletrabus, José Antônio do Nascimento, sobre o tema “Tecnologias de Tração Elétrica para o transporte urbano de passageiros e de carga, do Professor de Governo e Políticas Públicas da FGV-EAESP e Coordenador do Centro de Política e Economia do Setor Público – CEPESP, Ciro Biderman, com a palestra “O Futuro da Mobilidade”, com os co-criadores do Projeto Kit Livre, Júlio e Lúcio Oliveto, que apresentaram o case de Sucesso “Mobilidade = Autonomia + Liberdade”; 
 
José Antônio do Nascimento - Eletra Industrial
DOWNLOAD PALESTRA – TECNOLOGIAS DE TRAÇÃO ELÉTRICA PARA O TRANSPORTE URBANO – PDF
 
Ciro Biderman - FGV-EAESP / CEPESP
DOWNLOAD PALESTRA – O FUTURO DA MOBILIDADE – PDF
 
Lucio e Julio Oliveto - KIT Livre
DOWNLOAD CASE DE SUCESSO – MOBILIDADE ACESSÍVEL – PDF  (video 1 , video 2, video 3, video 4, video 5)
 
No quarto e último painel os encontros contaram com a participação do Gerente de Operações da Serttel, responsável pelo gerenciamento de bicicletas compartilhas em São José dos Campos, Yuri Callegari, com o Gerente Regional da Grow Mobility, também responsável por bicicletas e patinetes compartilhados no município, Marcos Mossa, com o jornalista, diretor de conteúdo e coordenador de campanhas do portal Mobilize Brasil, Marcos Souza, e com o Gerente Nacional da Via, Leandro Aliseda, que apresentou o case de sucesso “Transporte Coletivo sob demanda” aplicado em Goiânia.
 
Yuri Callegari - Gerente de Operações Grupo Serttel
DOWNLOAD PALESTRA – APLICATIVOS PARA DESLOCAMENTO, VEÍCULOS ELÉTRICOS E COMPARTILHADOS – PDF (video 1)
 
Marcos Mossa - Gerente Regional da GROW
DOWNLOAD PALESTRA – AS RUAS DO FUTURO – PDF
 
Marcos Souza - Jornalista e Diretor de Conteúdo Portal Mobilize
DOWNLOAD PALESTRA – MOBILIDADE URBANA E SUSTENTÁVEL – PDF
 
Leandro Aliseda - Country Manager na Via - Brasil
DOWNLOAD CASE DE SUCESSO – PDF

 
Atualmente, as questões relacionadas com a mobilidade ocupam um lugar de destaque no quadro dos problemas que caracterizam as áreas urbanas e a ocupação do solo. 
 
 
O tema tem sido muito estudado e debatido, no entanto existe muito mais a ser discutido, sobretudo no que diz respeito ao potencial das políticas de planejamento como forma de alcançar uma mobilidade sustentável. A Associação de Engenheiros e Arquitetos de São José dos Campos acredita que a informação é a melhor forma de fomentar o tema e encontrar as melhores soluções.
 

Download dos slides das apresentações em Power Point e PDF.

Painel 1

Painel 2

Painel 3

Painel 4

Todos painéis


 

Confira mais fotos do Seminário 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

AEA/SJCampos 
 
A Associação dos Engenheiros e Arquitetos de São José dos Campos (AEA/SJCampos) é uma entidade sem fins lucrativos e tradicionalmente uma das mais respeitadas entidades de classe da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte, assim como no Estado de São Paulo, contando com mais de 60 anos de trabalhos em prol da Arquitetura e da Engenharia brasileira, voltados ao aprimoramento e valorização profissional.
 
 
 


Siga o Instagram da AEA/SJC

@aeasjc


Aproveite os benefícios e seja um associado(a) da AEA/SJCampos. 

  • Convênio Médico UNIMED com condições especiais
  • Convênio Odontológico Uniodonto com condições especiais
  • Seguro de vida (morte por acidente) imediato de R$ 10.000,00
  • Parceria em Cursos e Pós-Graduação
  • Desconto de ATÉ 15% no Programa Caminhos da Arquitetura
  • Descontos em Escolas para dependentes
  • Qualificação profissional: Palestras e Cursos
  • Visitas a Feiras e Eventos do Setor 
  • Desconto em Academias
  • Desconto na Caderneta de Obras 

Para modalidade profissional é necessário trazer:

  • Carteira original do CREA/SP ou CAU/SP (será aceita somente a original)
  • Cópia simples do comprovante de residência
 
Para modalidade estudante é necessário trazer:

  • Declaração original no papel timbrado da faculdade que comprove matrícula no curso de engenharia ou arquitetura no respectivo ano – 2019.

 


 

Cadastre-se para receber o Boletim Informativo com a agenda de eventos e novidades. AEA/SJCampos – Desde 1958 trabalhando para a valorização e a qualificação do profissional.

* indicates required

Powered by MailChimp