No dia 12 de dezembro, o Centro de Desenvolvimento Tecnológico da Construção Civil (CDTCC) se reuniu na sede da Associação das Construtoras do Vale do Paraíba (Aconvap) para a realização do 1º Seminário do Programa UniEmpresas com apresentações de Trabalhos de Conclusão de Curso das universidades Univap e Unifesp, produzidos em parceria com o CDTCC e seus colaboradores.

O Programa UniEmpresas tem como objetivo conectar as universidades e seus alunos, além de técnicos de edificação, às empresas da indústria da Construção Civil por meio da troca de informações e necessidades. A iniciativa possibilita que alunos formandos produzam Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC’s) com maior aderência às necessidades do mercado, assim como as empresas abram suas portas para esses trabalhos, incentivando desta forma a criação de novas oportunidades de atuação, assim como a criação de Startups.

Francisco Moya, presidente do CDTCC, afirmou que “esse evento é o resultado daquilo que mais desejávamos, trazer as academias para perto do mercado de trabalho. Ao longo do ano os alunos realizaram laboratórios, visitas técnicas, acompanhamento de obras, entre outros, e hoje apresentarão os resultados dos trabalhos que desenvolveram”.

Fabiano Moura, presidente da Aconvap, agradeceu o empenho de todos e afirmou que “os estudantes são o futuro do nosso setor e é uma honra participar e apoiar essa iniciativa. A essência da associação é promover a divulgação de novas ideias e trabalhos. Este é o primeiro de muitos seminários que ainda serão realizados”.

Ao longo do Seminário foram apresentados 8 trabalhos, sendo eles:

– Seleção de Materiais para Caixilhos Visando Otimização de Custos, Durabilidades e Desempenho das Edificações Civis – Eduardo da Unifesp.

– Comparação em Cronograma Físico de Dois Métodos Construtivos: Alvenaria Estrutural e Parede de Concreto Armado – Jéssica e Luana da Univap.

– Diferenças Entre Argamassas Preparadas em Misturadores de Eixo Inclinado (Betoneiras) e em Misturadores de Eixo Horizontal (Argamassadeiras) – Análise da Resistência Mecânica e da Absorção – Karina e Pedro da Univap.

– Constituição do Espaço pela Função – Edifício Corporativo – Thiago da Univap.

– Centro de Especialidades Infantil – Beatriz da Univap.

– Estudo da Manutenção e Patologias em Pavimento de Blocos Intertravados – Helen e Monica da Univap.

– Estudo Comparativo da Flexibilidade e da Resistência de Aderência à Tração em Argamassas Colantes dos Tipos AC-I, AC-I Aditivadas e AC-III – André e Robson da Univap.

– Estudo de Patologias em Revestimentos Cerâmicos BIII Aplicados Diretamente Sobre Blocos – Camila da Unifesp.

Os trabalhos apresentados foram avaliados em relação aos quesitos adequação ao mercado, inovação tecnológica, viés de sustentabilidade e melhoria de qualidade de processos ou produtos. A premiação é dada pelo CDTCC, Aconvap, AEA (Associação de Engenheiros e Arquitetos de São José dos Campos) e Parque Tecnológico (Nexus Lab).

O CDTCC (Centro de Desenvolvimento Tecnológico da Construção Civil) nasceu no dia 21 de agosto de 2015 como uma parceria de entidades da iniciativa privada, poder público e meio acadêmico com objetivo de firmar a cidade como polo tecnológico da construção civil e trazer ainda mais eficiência, competitividade e sustentabilidade para o setor na Região Metropolitana do Vale do Paraíba.

Dentre as premissas de existência do CDTCC estão aprimorar os processos construtivos, beneficiando diretamente o usuário e a sociedade como um todo, com melhoria da qualidade de vida, incentivar e gerar projetos inovadores, atuando como link entre desenvolvedores de produtos/sistemas, e as necessidades dos diferentes atores da Cadeia Produtiva da Construção Civil, e promover uma intensa relação técnica entre o Setor Produtivo, o Meio Acadêmico e o Setor Público.

Fazem parte do CDTCC o Parque Tecnológico São José dos Campos, a Prefeitura Municipal de São José dos Campos, a Associação de Engenheiros e Arquitetos de São José dos Campos, a Associação das Construtoras do Vale do Paraíba, o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo e as instituições de ensino Cephas, ITA, Unifesp e Univap.


Confira as fotos do evento.