No sábado, 01 de fevereiro, a Associação de Engenheiros e Arquitetos de São José dos Campos deu início a agenda de eventos de 2020, sempre realizada com o apoio institucional do CREA-SP.

O curso “Automação Predial e Residencial” foi dividido em 3 sábados, dias 1, 8 e 15 de fevereiro, e tem como objetivo identificar, analisar e aplicar os tipos de automação nas edificações, suas funções e sistemas empregados, além de apresentar aos participantes os conceitos básicos de inspeção e manutenção predial de edifícios inteligentes, selos e certificações de edifícios sustentáveis.

Durante o primeiro dia do curso, o instrutor Eng. Eletr. Jorge Luiz Bitencourt da Rocha abordou com os profissionais a introdução à automação predial e residencial, os principais aspectos da automação residencial, entre eles os elementos básicos: arquiteturas, setores, aplicações e protocolos, a integração de geração de energia distribuída na automação predial, e o sistema de geração off grid e on grid solar e eólica.

A segunda etapa do curso acontecerá no dia 8 (sábado) das 8h às 18h e terá como tópicos os princípios de automação e sensoriamento, descrição de controladores, sensores, atuadores, barramentos e interfaces, empregados em domótica, arquitetura centralizada e descentralizada, funções nas edificações inteligentes, setores de controle, dados e multimídia, principais protocolos utilizados na AR: X-10, CEBus, LONWorks, Ethernet, IEEE 802.11, Z-Wave e ZigBee, análise de caso de um sistema de geração on grid WEG e instalações de Green Buildings.

Já no último sábado de curso (dia 15), das 8h às 18h, o Eng. Eletr. Jorge Luiz Bitencourt da Rocha apresentará conceitos básicos, princípios fundamentais das edificações sustentáveis, tipos de estruturas, selos e certificações de edificações sustentáveis, sistemas de TI empregados em automação predial, integração de serviços, dados e aplicações via redes de comunicação de dados, ambientes de programação de Controladores Lógicos Programáveis, conceitos básicos de inspeção e manutenção predial, e ensinará os presentes a analisar, identificar e aplicar os diversos tipos de manutenção aplicados nas edificações no mercado da construção civil.

Jorge Luiz é Mestre em Engenharia Elétrica, diretor acadêmico do Powered Instituto Educacional, professor, Conselheiro Federal do CONFEA, Conselheiro do Clube de Engenharia e profissional presente em diversos eventos e grupos de trabalho de qualificação, capacitação e certificação de profissionais das áreas de conhecimento de Engenharia e Educação.

A Associação de Engenheiros e Arquitetos de São José dos Campos promoverá ao longo de 2020 uma agenda voltada para a capacitação e aprimoramento profissional, e todos os cursos, palestras, workshops, visitas técnicas, seminários, entre outros, estarão disponíveis no portal da entidade.

As inscrições para os cursos e. Eventos de qualificação e valorização profissional estão disponíveis no portal www.aeasjc.org.br/agenda com condições especiais para associados. A sede da AEA/SJCampos fica localizada na Av. Anchieta, 661 – Jd. Esplanada.


Confira as fotos do 1º dia de Curso.