No dia 4 de março, a AEA/SJCampos sediou o evento “Gestão Transparente”, realizado pela Prefeitura Municipal de São José dos Campos com o objetivo de apresentar aos arquitetos e engenheiros associados as ações municipais de 2017 a 2019 realizadas pela atual gestão e quais são os planos para os próximos anos nas áreas de habitação, obras públicas, regularizações, projetos, infraestrutura e fiscalizações.

Além da apresentação dos dados, o evento possibilitou que os participantes tirassem dúvidas, debatessem assuntos relevantes ao setor e dessem sugestões técnicas. O Secretário de Gestão Habitacional e Obras, José Turano Júnior, participou da abertura do evento.

O engenheiro do Departamento Obras Habitacionais Rogério Osvaldo Scavacini, falou sobre os programas habitacionais municipais e também sobre a parceria firmada entre a Prefeitura de São José dos Campos e a AEA/SJCampos, o programa Planta Popular. “Além de beneficiar a população, que consegue construir com custos menores, o programa permite que recém-formados possam sair da faculdade e em um período de 2 anos tenham já seus primeiros clientes de forma monitorada por profissionais capacitados tanto da PMSJC como da AEA/SJCampos. De 2017 a 2019 foram realizados 292 serviços por meio do programa”, pontuou.

Marcelo Santos Leandro, advogado e diretor de regularização fundiária da PMSJC, afirmou que “essa apresentação é importante não só para mostrar em dados o que a prefeitura tem realizado, mas também contar com profissionais capacitados para difundir corretamente as informações. Assim como em território nacional, aproximadamente 60% dos imóveis de São José dos Campos têm alguma irregularidade”. Marcelo falou também sobre as leis e tecnologias aplicadas pelo município para regularização fundiária.

“Também participaram da apresentação Otávio Franco Silva, da Gestão de Contratos, e Marcos Brunelli, diretor de Obras Públicas.”

A arquiteta e urbanista Alice Carvalho acredita que é “extremamente relevante conhecer a gestão publica e entender como está a cidade, principalmente sobre a questão habitacional, obras públicas e regularizações fundiárias. Achei interessante saber que estão usando tecnologia BIM para os projetos e o Programa Observa para efetiva fiscalização”, afirmou.

A AEA/SJCampos está sempre em busca da capacitação e da valorização profissional, promovendo cursos e eventos voltados à inserção dos profissionais associados no mercado de trabalho e na atualização de questões técnicas que envolvem o futuro de São José dos Campos. A agenda de eventos pode ser consultada pelo portal www.aeasjc.org.br/agenda


Confira as fotos do evento