Nos dias 19, 20 e 21 a AEA/SJCampos promoveu, em parceria com o CREA-SP e com o Grupo de Avaliações e Perícias, o curso presencial “Avaliações de Imóveis Urbanos” com o Eng. Civil Pedro Ricardo De Cia.

Voltado para engenheiros civis, arquitetos e alunos dos cursos de engenharia civil e arquitetura e urbanismo, o curso teve como objetivo desenvolver práticas das avaliações de imóveis com tratamento por fatores, buscando aprimorar a fundamentação dos trabalhos técnicos em conformidade com a ABNT NBR 14.653-1 e 2, abordar as metodologias aplicáveis no trabalho técnico, principalmente com foco no método evolutivo e quantificação do custo, e realizar treinamento para o desenvolvimento do estudo do fator de elasticidade do valor de oferta da Câmara de de Avaliações e Perícias da AEA/SJCampos.

A Câmara de Técnica de Avaliações e Perícias da AEA/SJCampos foi criada em julho deste ano sob a coordenação da Eng. Poliana Siqueira, Conselheira na AEA/SJCampos, com a participação do engenheiro Estevão Jonas Batista e do Engenheiro Civil especialista em avaliações e perícias Pedro Ricardo de Cia, com o objetivo de criar e difundir instrumentos para fortalecer o trabalho técnico do profissional de engenharia e arquitetura, assim como usar parâmetros com base em informações consistentes.

Para o presidente da AEA/SJCampos, o Eng. Civil Carlos Vilhena, “o grupo tem como objetivo a defesa da sociedade, além de mostrar a importância de vistorias técnicas em obras, que são atribuições do engenheiro perito, da inspeção predial periódica e outras demandas do mercado que muitas vezes são realizadas por profissionais que não detém atribuições nem as devidas competências para tal”.

Ao longo do curso “Avaliações de Imóveis Urbanos”, realizado na última semana, o instrutor abordou os conteúdos: Engenharia de Avaliações Introdução e Conceito – Normas para Avaliações de Imóveis Urbanos – Conceitos de Bens e Propriedades, Legislação; Vistoria; Determinação do valor de mercado pelo método de tratamento por fatores, exemplo prático de avaliação de um terreno, residência e galpão; Determinação das construções pela quantificação do custo, método evolutivo; Depreciação das Construções; Vantagem da Coisa Feita e Fator de Comercialização; Estudo da Elasticidade do Fator de Oferta; Fundamentação e elaboração de um modelo de laudo completo; e Mercado de trabalho.

“Avaliação de imóvel é um trabalho técnico científico, baseado na ABNT NBR 14653 e suas partes, visando dar segurança e confiabilidade do resultado as diversas finalidades”, afirmou o Eng. Civil Pedro Ricardo De Cia.

Para participar da Câmara Técnica de Avaliações e Perícias os profissionais e estudantes de engenharia e arquitetura deverão encaminhar um e-mail para [email protected] informando o nome completo, idade e formação.

A agenda completa de cursos para aprimoramento e qualificação profissional da AEA/SJCampos pode ser consultada pelo site www.aeasjc.org.br/agenda

Confira as fotos: