No dia 4 de dezembro a AEA/SJCampos promoveu uma visita técnica à obra da Arena de Esportes de São José dos Campos com a presença do Secretário de Governança, Mauro Leandro Raymundo da Silva, do presidente da AEA, o Eng. Civil Carlos Vilhena, e de profissionais de arquitetura e engenharia.

 

Para o Eng. Civil Carlos Vilhena (ao centro da foto) a construção da Arena será importante para a cidade. “Teremos em São José dos Campos uma arena poliesportiva moderna, que receberá importantes eventos esportivos. A visita técnica à obra proporciona aos profissionais a possibilidade de conhecer as estruturas e tecnologias aplicadas, além do entendimento técnico das etapas a serem cumpridas em uma obra de grande porte”, afirmou Vilhena.

A Engenheira Civil e pós-graduada em Engenharia Diagnóstica, Poliana Aparecida de Siqueira, participou da visita e conta que foi fantástica. “Conhecemos os métodos construtivos, foi uma construção mista com estrutura metálica e concreto armado. O mais interessante foi que eles deram continuidade à uma obra que já tinha sido iniciada. Por esta razão trabalharam muito nas patologias que foram encontradas na fase em que a obra ficou parada. Foram realizados vários ensaios para verificar a situação do concreto e quando não estavam dentro da normalidade foram aplicados reforços, corrigindo as patologias”, pontuou.

Poliana acredita que esta obra terá uma grande influência nos esportes da cidade. “A Arena Esportiva de São José dos Campos não deixa nada a desejar em comparação às arenas internacionais, foi muito emocionante conhecer o espaço. Será um incentivo a todos os esportes”.

“Para os profissionais que visitaram a obra é importante saber que tudo o que foi construído contou com o conhecimento e supervisão de engenheiros e arquitetos, os projetos, execuções, engenharia mecânica, engenharia ambiental, engenharia civil, engenharia elétrica. Foi muito gratificante essa visita para nós”, finalizou.

O arquiteto e urbanista Fabio Gouvêa afirma que “a Arena é uma obra extremamente arrojada com um grande vão livre de estrutura metálica. Foram aplicadas na obra diversas técnicas modernas, desde a cobertura feita in loco com um sistema sem emendas, até técnicas que visam a qualidade acústica, passarelas no teto que viabilizam a manutenção, entre outros. É uma obra com estrutura muito moderna, tecnologia de ponta e 100% acessível para pessoas com mobilidade reduzida. Não temos nada parecido aqui na região Metropolitana do Vale do Paraíba”.

Sobre a Arena

Construída no Jardim das Indústrias, zona oeste da cidade, a Arena Poliesportiva terá capacidade para 5 mil pessoas e receberá partidas das equipes de alto rendimento no basquete, vôlei, futsal e handebol, entre outras modalidades.

A obra está orçada em R$ 45,375 milhões e conta com o pavimento térreo contendo a quadra poliesportiva, camarotes de piso, cinco vestiários (sendo quatro destinados aos atletas, dois para o time da casa, dois para os visitantes e um destinado para arbitragem, pessoas com deficiência e profissionais das equipes de exame antidoping). No centro da arena, fixado ao teto, está em fase final de instalação um placar eletrônico de alta resolução. O equipamento conta com quatro faces, com recursos em vídeo e informações sobre tempo de jogo, resultado, performance dos atletas e estatísticas online.

A cobertura metálica do telhado foi fabricada no sul do país e é composta por perfis de aço e telhas termoacústicas, que visam isolar a temperatura e som do local para deixar o ambiente mais fresco e silencioso.

A obra ficou parada desde 2013, com 40% de conclusão e com equipamentos no canteiro. A construção foi retomada em 2019, já sob a gestão do prefeito Felício Ramuth (PSDB). Uma nova licitação foi realizada e a vencedora foi a empresa Porto Belo, que assumiu o local em maio de 2019.

A visita técnica faz parte das ações promovidas pela Associação de Engenheiros e Arquitetos de São José dos Campos em prol da capacitação, do aprimoramento e da valorização profissional. A agenda completa de eventos pode ser consultada pelo portal www.aeasjc.org.br/agenda


Confira as fotos da visita: