No dia 23 de março, a Associação de Engenheiros e Arquitetos de São José dos Campos realizou em parceria com o Instituto Brasileiro de Engenharia de Custos (IBEC), e o apoio institucional do CREA-SP, o Webinar “Formação de Custos e Preços na Construção”.

O vice-presidente da AEA/SJCampos, o Eng. Vitor Chuster, realizou a abertura do evento e falou sobre a importância da formação adequada de custos e preços para o pleno desenvolvimento do setor da construção civil.

O evento foi um sucesso e contou com a participação de mais de 100 profissionais de todas as regiões do Brasil via Meet.

Para apresentar metodologias e técnicas de custos para a elaboração adequada de preços de serviços e obras de Engenharia e Arquitetura, o palestrante Eng. Paulo Dias, presidente do IBEC e diretor do International Cost Engineering Council (ICEC), abordou temas como metodologias de cálculo de orçamento, as exigências legais, fluxogramas, composição de custo, entre outros.

“O campo da engenharia de custo é muito vasto. O engenheiro de obra é também o engenheiro de custos, pois ele é o responsável pelos fluxos diários, contratações, planejamento, etc. Esse profissional controla e se apropria de todos os custos do canteiro de obra. Além disso, ele lida com legislação todo dia, tributária, trabalhista, etc. Desta forma, é necessário ter pleno conhecimento do serviço que irá executar e sempre buscar a reciclagem profissional”, afirmou.

Ao final do evento os participantes puderam interagir e tirar dúvidas. Foi solicitado aos realizadores do evento um próximo encontro para aprofundar o tema.

A AEA/SJCampos promove ao longo do ano diversos eventos e palestras online voltados para a capacitação e o aprimoramento profissional. Acesse o portal www.aeasjc.org.br e consulte a agenda de eventos.