No dia 21 de junho, a diretoria da AEA/SJCampos recebeu na sede da associação a atual gestão do Conselho de Arquitetos e Urbanistas de São Paulo (CAU/SP) para uma reunião de alinhamento de trabalhos e novas ações voltadas aos profissionais.

Vice-presidente do CAU/SP, Arq. Poliana Risso

Participaram da reunião representando a AEA/SJCampos o presidente Eng. Civil Carlos Vilhena, o vice-presidente Eng. Vitor Chuster, a conselheira Arq. Adriana Marcondes Morais, o diretor adjunto Arq. Edinaldo da Silva Goulart, o conselheiro Arq. Walter Brant e o diretor financeiro Arq. Rolando da Costa. Já representando o CAU/SP estiveram presentes a vice-presidente Poliana Risso, o conselheiro Marcelo Guedes, o coordenador regional Gustavo Marcondes Massimino e o assessor da vice-presidência Rafael Ambrosio.

A vice-presidente do CAU/SP, Arq. Poliana Risso, falou sobre possibilidades de ações conjuntas e de contribuição aos projetos desenvolvidos pela AEA/SJCampos.
“Assumimos a gestão em janeiro e estamos organizados em duas frentes territoriais, uma voltada para ações macros e outra com o foco no fortalecimento do CAU/SP no interior do Estado. Nós temos 10 regionais, cada uma responsável por um determinado volume de municípios. A regional de São José dos Campos engloba 39 municípios. Aproximadamente 85% das obras são realizadas sem a supervisão de profissionais capacitados como arquitetos e engenheiros e após a construção são solicitadas as regularizações. A sociedade ainda desconhece o papel da contribuição técnica dos profissionais. Nossa ideia é atuar na conscientização da sociedade e para que isso seja feito de forma intensa precisamos criar elos de cooperação com entidades como a AEA/SJCampos, além de outros órgãos e entidades, para criar uma rede de atuação e valorização do profissional”, afirmou.

Eng. Civil Carlos Vilhena – Pres. da AEA/SJCampos

O presidente da AEA/SJCampos, Eng. Civil Carlos Vilhena, colocou a Associação à disposição da nova gestão do Conselho tanto em infraestrutura como em gestão de ações, parabenizando as novas frentes de atuação, e pontuou que as duas entidades já estiveram mais próximas com o desenvolvimento de ações de fomento, eventos, inclusive abrigando a Regional daquela autarquia por 3 anos. “Sempre estivemos muito próximos, mas com a mudança na gestão do CAU/SP esbarramos no redirecionamento das ações, por parte Conselho, o que provocou um certo distanciamento. A AEA/SJCampos atende arquitetos e urbanistas e engenheiros e atua para atender todos os profissionais sem limitações, em prol da valorização, capacitação e representatividade. Para nós e para os profissionais é muito importante perceber que o CAU/SP está disposto a se apresentar e retomar uma atuação efetiva e próxima a nossa associação. Atualmente a diretoria da AEA/SJCampos está distribuida em duas vice-presidências de arquitetura e de engenharia, justamente para que as duas áreas atuem de forma igualitária e em conjunto. É de nosso grande interesse que essa parceria com o Conselho seja retomada”.

Arq. Walter Brant – conselheiro da AEA/SJCampos e representante no CDTCC

Para o conselheiro da AEA/SJCampos e representante desta no CDTCC (Centro de Desenvolvimento Tecnológico da Construção Civil), ocupando atualmente sua vice-presidência, o Arq. Walter Brant, o papel das entidades de classe e conselhos é valorizar os profissionais e a AEA/SJCampos faz isso há muitos anos e muito bem. “Os profissionais esperam do CAU/SP que ele reconheça e valorize os mesmos. Acredito que antes de iniciar ações sociais, como o Planta Popular desenvolvido pela AEA/SJCampos, o CAU deveria desenvolver uma ação de fiscalização. Desta forma o Conselho primeiro fortaleceria uma das principais missões da entidade, defendendo o profissional que está atuando de forma correta. Precisamos de ações que promovam o profissional de arquitetura e urbanismo”. Walter Brant também apontou que é imprescindível a busca por soluções tecnológicas e inovadoras.

Para continuação do debate e sugestões de ações de aproximação da AEA/SJCampos e do CAU/SP, presidentes, conselheiros e diretores agendarão novos encontros.