Na última sexta-feira, dia 30, a diretoria da Associação de Engenheiros e Arquitetos de São José dos Campos, representada pelos seus vice-presidentes Eng. Civ. Vitor Chuster e Arq. Urb. Andrea Hitomi, recepcionou, em sua sede, representantes da Associação de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Mogi Mirim (ASEAAMM), do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São Paulo (CREA-SP), do Centro de Desenvolvimento Tecnológico da Construção Civil (CDTCC) e da Prefeitura Municipal de Mogi Mirim, além de empresários de Mogi Mirim, para conhecer o modelo público privado joseense, de inovação, além de ações e estratégias de implantação de ferramentas e soluções tecnológicas.

Durante a recepção à comitiva, a Eng. Civ. Mariana Costa, conselheira da AEA/SJCampos, junto ao CREA-SP e representante do Comitê de Inovação do CREA-SP, que organizou a visitação, pontuou que o Brasil possui grande demanda no que se refere à mão de obra voltada para a tecnologia.

“Estamos a sete meses trabalhando na implantação do Hub de Mogi Mirim. Inicialmente tivemos dificuldade para definir qual seria a principal meta, a vocação do setor tecnológico da cidade, e hoje temos isso muito claro. Queremos abranger todos os profissionais, oferecer serviços locais e permitir que possam expandir essas demandas inclusive para o exterior. Associações como a AEA/SJCampos e a ASEAAMM têm o papel de capacitar e qualificar o profissional para essa área de inovação na construção civil. E junto a tudo isso o CREA-SP oferece toda a estrutura para permearmos o Estado de São Paulo e conectarmos essas entidades, empresas e profissionais, em prol da tecnologia e da inovação”.

Após a recepção, a comitiva partiu para a primeira etapa de visitas, ao Nexus, Hub de Inovação do Parque Tecnológico de São José dos Campos, que atua na conexão de startups, pequenas, médias e grandes empresas, investidores e instituições de ensino, com programas de aceleração e incubação que acompanha startups desde a fase de ideação até escala, e programas que estimulam inovação aberta e conexão entre o ecossistema. Durante a visita técnica à Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico de São José dos Campos e ao Parque Tecnológico a comitiva foi recebida pelo diretor geral Eng. Marcelo Nunes.

Para fechar a agenda do dia, visitaram a Startup São José, localizada na antiga Casa do Café no Parque da Cidade Burle Marx, que foi criada em 2019 pela Prefeitura Municipal com o objetivo de atrair novos empreendedores e tornar a cidade em um grande núcleo de inovação.

O encontro contou com a participação da diretoria da AEA/SJCampos, além de seus vice-presidentes, do diretor financeiro Arq. Rolando da Costa; de conselheiros da AEA/SJCampos junto ao CREA-SP, dentre eles da Eng. Civ. Poliana Siqueira, coordenadora do Comitê Mulher do CREA-SP, do Secretário de Governo de Mogi Mirim, Massao Hito, do assessor parlamentar José Leandro Bordignon Fogaça e do CEO da Ycons, empresa de consultoria em TI de Mogi Mirim, Gilberto Savoy Filho; do presidente da ASEAAMM, Thiago Henrique Ananias Raimundo, e dos representantes Ederson Carlos Silva, Diego Quaglio e Maria Luiza Cunha Canto; do Superintendente de Inovação do Crea-SP, Israel Macedo, e dos colaboradores do CREA-SP Lucas Pantaleão, André Borrasca e Lucas Tiveron Rodrigues


Confira as fotos.