Uniões de associações destacaram suas mais recentes iniciativas

Em evento conjunto, o Colégio de Entidades Regionais de São Paulo – CDER e o Fórum de Entidades de Classe retomaram suas atividades presenciais na reunião ordinária de agosto, realizada no último dia 18 no auditório do Crea-SP na Sede Angélica.

O presidente do Crea-SP, Eng. Vinicius Marchese Marinelli, compôs a mesa de abertura ao lado do coordenador do CDER, Eng. Cassius Gomes Cancian; da diretora de Entidades de Classe (e coordenadora do Fórum), Eng. Ligia Marta Mackey; do vice-presidente Eng. Clóvis Sávio Simão de Paula; e do diretor geral da Mútua-SP, Eng. Renato Archanjo de Castro.

A reunião contou também com a presença do recém-eleito diretor de Benefícios da Mútua, Eng. Carlos Eduardo de Vilhena Paiva, que comemorou a manutenção do salário mínimo profissional e da ART pelo governo federal na aprovação, com vetos, da Medida Provisória 1.040/2021. “Essa conquista só foi possível graças à união de todo o nosso sistema profissional. Se estivermos unidos em torno de um mesmo objetivo, conquistaremos o que desejamos. Precisamos reivindicar a importância da engenharia no desenvolvimento do nosso país e isso só é possível com maior participação e associativismo”, ressaltou, adiantando que a Mútua nacional irá criar um departamento específico para cuidar do aprimoramento profissional da área tecnológica.

Ressaltando a importância dos colegiados para os profissionais do Estado, o presidente do Crea-SP frisou: “Estamos reunidos para buscar soluções para o nosso Sistema e é por vocês que a gente recepciona as demandas de cada região para propor melhores caminhos e soluções, de forma que possamos atingir o mesmo nível de entrega em todo o Estado”, dirigindo-se aos presidentes de entidades e conselheiros presentes.

A realização de três a quatro forças-tarefas de fiscalização semanais em diferentes partes do Estado (e o consequente crescimento na emissão de ARTs, o que mostra a garantia da presença do profissional habilitado nas diversas atividades em execução) e a chegada do projeto Crea Capacita (programa de iniciativas de capacitação profissional por meio de parcerias) foram alguns dos destaques trazidos pelo engenheiro Vinicius, que também frisou a importância da colaboração do público presente no trabalho de colocar em dia a prestação de contas das entidades de classe.

Ações das entidades em suas regiões

 Parcerias com o poder público dos municípios, aproximação com as universidades e oferecimento de cursos de capacitação foram alguns dos muitos assuntos trazidos pelos representantes das Uniões de associações presentes ao encontro.

Caso da UNARO – União das Associações da Região Oeste, cujas entidades vêm participando ativamente de comissões e dando apoio à fiscalização realizada pelas prefeituras locais, além da realização de cursos de legislação e normas (com a participação on-line de quase 100 pessoas) e o desenvolvimento de uma parceria para o oferecimento de cursos de inglês para atender, inclusive, a população.

O programa “Em dia com a Engenharia”, realizado pela Associação de Praia Grande na Internet e que deve evoluir para um espaço na Rapid TV, vem unindo todas as entidades da UALP – União das Associações do Litoral Paulista. Já a UNAPP – União das Associações da Alta Paulista e Pontal do Paranapanema destacou a parceria com as prefeituras locais para avaliações de imóveis rurais, bem como a utilização da força da engenharia nos municípios para a realização de campanhas solidárias.

A UNABAMM – União das Associações da Baixa e Média Mogiana destacou os apoios aos programas Moradia Econômica, Reforma Fácil e Pró-Cidadão da prefeitura de Indaiatuba e ao Conselho de Revisão do Plano Diretor e Comitê Multidisciplinar de Perícias de Engenharia em Campinas, bem como o projeto hub de inovação que vem sendo desenvolvido na associação de Mogi Mirim para unir poder público, instituições de ensino e empresas. Já a UNACOP – União das Associações do Centro Oeste Paulista destacou o projeto piloto Empretec Agro realizado gratuitamente pelo Sebrae em Avaré com 60 horas de capacitação.

A UNASP – União das Associações do Sudoeste Paulista destacou a importância do   Certificado de Regularidade Cadastral de Entidades, emitido pelo Governo do Estado e que permite a celebração de convênios e outras formas de acordos com os órgãos da administração direta e indireta. O presidente Vinicius solicitou uma análise da área de Convênios e Parcerias para verificar se esse certificado poderá servir para comprovação da prestação de contas das entidades.

A participação do Crea-SP em comitês e outros grupos técnicos a nível municipal e estadual, ocupando seu próprio assento nesses órgãos consultivos, também foi um assunto destacado por várias das Uniões presentes. O presidente do Crea-SP esclareceu que essa garantia depende de uma gestão política feita localmente pelas entidades e que, em que caiba a sua indicação para essas representações, vem buscando “colocar nessas decisões pessoas que estudaram tecnicamente o assunto”.

A coordenadora do Núcleo Jovem do Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo, Eng. Marcellie Desimoni, destacou a “importância de compartilhar ações” e falou sobre o espaço de oportunidades na Engenharia disponível no site do Seesp, que oferece, entre outros pontos, orientações como simulação de entrevistas, análise de currículo, etc.

Comunicação e Fiscalização

A diretora de Atendimento da CDI (agência de comunicação corporativa contratada pelo Conselho), Christiane Hato, apresentou aos presidentes de entidades, coordenadores de Uniões e conselheiros o manual de boas práticas desenvolvido junto à Gerência de Comunicação Estratégica com orientações básicas que ressaltam a importância de alinhar as práticas de comunicação das entidades às do Conselho.

Os bons resultados obtidos pelas forças-tarefas realizadas pelo Crea-SP em diferentes regiões do Estado foram destacados pela superintendente de Fiscalização, Engenheira Maria Edith dos Santos. “Vocês são os nossos olhos no Estado”, destacou, ressaltando a importância do trabalho conjunto – considerando as particularidades de cada região – para a obtenção de índices positivos.

Profissionais da consultoria Franklin Covey apresentaram o curso MBA em Gestão de Contas Públicas destinado a todos os profissionais que lidam com o assunto e destacaram os contratos com o poder público existentes nas empresas de engenharia, bem como a importância da boa gestão, uma vez que o Tribunal de Contas da União – TCU analisa a execução dos contratos e pode penalizar tanto o servidor quanto a empresa em caso de má gestão desses recursos.

A consultora Graziela Carvalho, mentora em liderança e políticas públicas para Cidades Inteligentes e representante do Instituto Smart Citizen, falou remotamente sobre o assunto, que será tema do Colégio de Inspetores deste ano: o uso inteligente de diversos recursos para catalisar o desenvolvimento econômico e promover melhoria na qualidade de vida das pessoas.

O encontro foi encerrado com uma palestra de Douglas Tempel, cofundador e CFO da Asas Mediações, Câmara de Justiça Arbitral privada que auxilia o Judiciário na diminuição de demandas de novos processos, visando à resolução de conflitos por meio de conciliação, mediação e arbitragem.

Produzido pela Gerência de Comunicação Estratégica do Crea-SP

 Reportagem: Jornalista Perácio de Melo – ECC/GCE