No dia 14 de setembro, a AEA/SJCampos realizou em parceria com a Votorantim e apoio do CREA-SP a última palestra do Ciclo de Aprimoramento Profissional – o “CAP Votorantim 2021 – Uso do Cimento, Agregados e Aditivos na Argamassa e Concreto”.

Para debater o tema “Argamassa e Concreto – Conceito, diferenças e cuidados para evitar o surgimento de patologias” foi convidado o coordenador técnico da Votorantim na região Sudeste, Vicente Bueno Verdiani.

Vicente abordou ao longo do encontro as principais normas do concreto, como as NBRs 6118: Projetos de Estrutura de Concreto, 14931: Execução de Estruturas de Concreto, 8953: Classificação por Grupos de Resistência, 12655: Concreto de Cimento Portland – Preparo, Controle e Recebimento e 7212: Concreto Dosado em Central, entre outras que englobam matérias primas e ensaios técnicos.

“Todas as normas se complementam e não existe nenhuma com hierarquia superior. É importante o profissional entender que uma norma gera a outra e são todas imprescindíveis para a correta execução”, pontuou o especialista.

Ele também falou sobre os constituintes do concreto abordando a dimensão do grão, a origem do material, a forma do grão e a massa específica, sobre os aditivos, fibras, tipos de adições, hidratação do cimento, assim como sobre o teor da argamassa, propriedades, fatores que influenciam a resistência do concreto, dentre outros.

A AEA/SJCampos promove ao longo do ano diversos cursos e palestras voltados para a capacitação e o aprimoramento profissional, além de oferecer vantagens aos profissionais associados, que incluem convênio médico e odontológico com valores diferenciados, networking e descontos exclusivos oferecidos por diversas empresas nas áreas da saúde, estética, educação, esporte e lazer.

 

Confira abaixo as 5 palestras realizadas no CAP VOTORANTIM 2021.

Inscreva-se no YouTube da AEA/SJCampos e ative as notificações.