A AEA/SJCampos patrocinará os alunos da Equipe ETEP Faculdades para participarem do SAE BRASIL Aerodesign, promovido no Instituto Tecnológico de Aeronáutica em 2022.
O evento, reconhecido como a prova mais famosa de design aeronáutico, reúne milhares de estudantes de graduação ou pós-graduação em Engenharia, Física e Tecnologias relacionadas à mobilidade de todo o Brasil e outros países com o objetivo de promover oportunidade de aprendizado na área aeronáutica, despertar o interesse de estudantes na área, promover o intercâmbio técnico e de conhecimento entre as equipes, desenvolver o espírito de trabalho em equipe e a capacidade de liderança e planejamento, além de incentivar o comportamento ético e profissional.

Durante a prova os aviões participam das classes aberta, regular ou micro. A primeira etapa é a Competição de Projeto. Uma comissão de juízes que integra o comitê técnico avalia a apresentação oral, os desenhos técnicos e o relatório do projeto e faz perguntas a cada equipe.

Já na segunda etapa, a Competição de Voo, os aeromodelos participam de oito baterias. Os protótipos devem ser capazes de decolar e transportar cargas úteis crescentes, até o limite de cada projeto. A simulação da carga é feita com barras de chumbo.

Sobre a SAE AeroDesign
A Competição SAE AeroDesign ocorre nos Estados Unidos desde 1986, tendo sido concebida e realizada pela SAE International, sociedade que deu origem à SAE BRASIL em 1991 e da qual esta última é afiliada. A partir de 1999 esta competição passou a constar também do calendário de eventos estudantis da SAE BRASIL.

Incentivo ao aprimoramento profissional
Desde 2010 a AEA/SJCampos desenvolve com diversos projetos, eventos e ações com o objetivo de capacitar, valorizar e incentivar estudantes e jovens recém-formados em cursos universitários das áreas afins por meio do programa “AEA/SJCampos – Jovem”.
A iniciativa nasceu através de um programa já existente do CREA-SP denominado CREA-JOVEM, que tem como intuito a aproximação dos estudantes e jovens profissionais ao sistema profissional CONFEA/CREA-SP.

Com esta iniciativa a AEA/SJCampos aproxima-se de instituições de ensino superior da região, envolvendo estudantes e jovens profissionais em atividades de extensão relacionadas à Engenharia, Arquitetura e Agronomia, profissões vinculadas ao Sistema CONFEA/CREA.