Empresas e startups podem testar projetos na temática de Cidades Inteligentes a partir de acordo assinado na sexta, em São José dos Campos, pelo governador João Doria

Por Xandu Alves / OVALE
Publicado em 09/10/2021 às 12:39
Atualizado há 10/10/2021 às 00:45

Criação. Espaço do Nexus que abriga startups no Parque Tecnológico São José dos Campos (Divulgação/Joao Justi)

O Parque Tecnológico São José dos Campos, a Connected Smart Cities & Mobility e a Spin Soluções Públicas Inteligentes assinam com governo de São Paulo a criação do primeiro Sandbox Regulatório Estadual do Brasil.

Trata-se do primeiro ambiente de teste estadual do país, criado para apoiar empresas e startups a testarem projetos inovadores na temática de Cidades Inteligentes.

Clique e faça parte do nosso grupo no WhatsApp e receba matérias exclusivas. Fique bem informado! Acesse: https://bit.ly/ovale-agora-9

O acordo foi anunciado na sexta-feira (8), em São José dos Campos, pelo governador João Doria (PSDB) e pelo secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, durante evento do programa ‘Retoma SP’.

Os municípios da RMVale terão apoio técnico do Estado para organizar seus ambientes sandbox, juntamente com o Parque Tecnológico, que sedia os principais testes do sistema 5G no Brasil.

SANDBOX

O termo ‘sandbox’ define a criação de área separada de todo o resto do seu computador que pode ser usada para testar qualquer programa, sem medo de que ele danifique o sistema caso algum arquivo nocivo entre em ação.

Esse ambiente de teste regulatório é um modelo britânico trazido ao Brasil com a lei federal do Marco Legal das Startups e do Empreendedorismo Inovador.

A lei permite a “órgãos e entidades da administração pública com competência de regulamentação setorial, individual ou em colaboração, afastar a incidência de normas sob sua competência, em relação à entidade regulada ou aos grupos de entidades reguladas”.

Isso acontece no âmbito de programas de ambiente regulatório experimental — sandbox regulatório. O decreto do ambiente de teste regulatório estadual será publicado no Diário Oficial do Estado nas próximas semanas.

INOVAÇÃO

São Paulo será o primeiro estado brasileiro a adotar o modelo, que criará ambientes em que as empresas, principalmente as startups, poderão oferecer e testar novos produtos e serviços no âmbito de Cidades Inteligentes, sem as limitações impostas pelas regulamentações vigentes.

“O governo é o primeiro do Brasil a levar o Sandbox Regulatório para seus municípios. Esse será um importante instrumento para a retomada da economia e promoção de negócios inovadores em todo o estado”, disse Vinholi.

“Com o Sandbox Regulatório Estadual estamos elevando o conceito de Cidades Inteligentes em São Paulo. Já aplicamos no Estado, nos municípios e agora possibilitamos que empresas e startups possam testar seus serviços e produtos inovadores”, disse Igor Cunha, coordenador do programa Cidades Inteligentes do Estado.

“Vejo um passo muito importante que o Estado está tomando com a criação do primeiro Sandbox Regulatório Estadual do Brasil. Essa é uma grande oportunidade que as empresas e startups terão para colocar em prática projetos de Cidades Inteligentes”, afirmou Paula Faria, CEO da Necta e idealizadora do Connected Smart Cities.

Fonte: https://www.ovale.com.br/nossaregiao/economia/em-parceria-com-parque-tecnologico-estado-cria-ambiente-para-testes-de-projetos-inovadores-1.191871