No dia 18 de outubro, o presidente da AEA/SJCampos, Eng. Civil Carlos Vilhena, recebeu na sede da entidade o presidente do CONFEA, Eng. Civil Joel Kruger, e convidados para um bate papo com especialistas sobre as mulheres no mercado de trabalho, desafios de saúde e prevenção ao Câncer de Mama, em celebração ao Outubro Rosa.

Realizado pela AEA/Mulher, Programa Mulher Crea-SP e Confea/Crea/Mútua com apoio do Grupo de Apoio a Pessoas com Câncer (GAPC), Casa Rosa e Unimed, o evento contou com a participação das palestrantes Eng. Poliana Siqueira, Conselheira e Coordenadora do Comitê Programa Mulher no Crea-SP, Eng. Mariana Mayara Costa, empreendedora e Conselheira da AEA/SJCampos no CREA-SP, Dra. Valquiria Roveran, ginecologista da Secretaria da Saúde de São José dos Campos, Maria das Perucas, responsável pelo projeto Casa Rosa – Beleza do Bem, e Louise Soares, especialista em saúde e medicina integrativa com mestrado em medicina biológica.

A assistente social do GAPC de São José dos Campos, Glauce Alvarenga Aguiar Toledo, participou do debate e explicou a atuação do Grupo. “Nós temos o papel de dar um suporte ao paciente oncológico. Assim que eles iniciam os tratamentos também começam os problemas sociais, que são relacionados às questões financeiras e questões psicológicas. Nossa assistência social faz o suporte por meio da viabilização da medicação e suplementação alimentar, que podem ser demorados em razão de processos administrativos públicos. Oferecemos também uma equipe multidisciplinar para todo o processo do tratamento até pós-cirúrgico quando necessário. Tudo isso de forma gratuita e com a participação de diversos profissionais voluntários”, afirmou.

Os temas debatidos abordaram importantes assuntos como mercado de trabalho, mulheres na inovação, apoio à mulher cidadã, prevenção ao câncer e cuidados à saúde da mulher.

O presidente Carlos Vilhena realizou a abertura do evento e entregou ao presidente do Confea uma placa de homenagem e prestígio. Sobre o tema de debate da noite ele enfatizou que uma em cada 4 mulheres com câncer de mama no Brasil acabam não recebendo tratamento e falecendo. Somente em 2020 mais de 60 mil mulheres foram acometidas pelo câncer de mama no Brasil, representando aproximadamente 30% dos casos de câncer em mulheres. Dessas, 18 mil vieram a óbito, representando 27% do total. O trabalho de prevenção é imprescindível para mudar esse quadro e o trabalho realizado pela AEA/Mulher, o Programa Mulher do CREA-SP, entre tantos outros programas faz toda a diferença. Os dados relacionados ao câncer de próstata e à saúde do homem são semelhantes e devem receber a mesma atenção. Neste dia queremos lembrar a importância do papel humano e social desenvolvido por todos nós”, afirmou.

O Eng. Civil Joel Kruger, presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA) falou sobre a importância de disseminar mais e mais ações voltadas à saúde e ao cuidado com a inserção da mulher no mercado de trabalho em posição de igualdade. “Nós temos uma preocupação muito grande no Conselho Federal de estarmos próximos às entidades de classes. Temos diversas formas de apoio, seja institucional, financeira ou de comunicação, para a realização de eventos de capacitação para os profissionais nas diversas áreas. E o Carlos Vilhena, presidente da AEA/SJCampos e diretor de benefícios da Mútua, também compartilha dessa visão. Nós instituímos o Programa Mulher em 2018 em nossa primeira gestão no Conselho Federal e nosso objetivo é implantar e desdobrar esse programa em todos os CREAs. Desejamos que todas as entidades de classe tenham atividades direcionadas às mulheres, assim como a AEA/SJCampos já faz por meio do AEA/Mulher. Queremos potencializar as ações realizadas, assim como trabalhar em conjunto e com sinergia todos esses programas”, pontuou.

Joel afirmou ainda que “além de tratarmos a questão da profissional e sua inserção no mercado de trabalho, sua atuação e dificuldades enfrentadas neste setor, queremos discutir a mulher na sociedade como um todo e todas as formas de preconceito, de assédio e de agressão. Uma das metas é ter maior participação das mulheres na governança das nossas entidades de classe, dos CREAs, dos Conselhos Federais e Regionais, Inspetores, entre outros. Atualmente temos duas mulheres como conselheiras titulares e três conselheiras suplentes na Plenária do Conselho Federal. Esse espaço é de direito e legítimo das mulheres”.

A Eng. Juliana Faria, conselheira da AEA/SJCampos lembrou que “a AEA/SJCampos é pioneira na inclusão da mulher na engenharia. Metade do nosso corpo diretivo é composto por mulheres e sempre debatemos a participação da mulher no mercado de trabalho por meio de palestras voltadas para o empreendedorismo”.

Antes de abrir o debate, a Eng. Poliana Siqueira, conselheira e coordenadora do Comitê Programa Mulher no Crea-SP, pontuou. “Estamos trabalhando muito e queremos que todas as entidades se sintam estimuladas a desenvolver um programa voltado para as mulheres profissionais. Queremos cada vez mais representatividade para as mulheres e a igualdade profissional com os homens”.

Para encerrar o debate, o vice-presidente do CREA-SP, o Eng. Civ. E Mec. Clóvis Sávio Simões de Paula lembrou que São José dos Campos é vanguarda na Região Metropolitana do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Região Serrana quando o assunto é capacitação e valorização das mulheres. “As entidades de classe se espelham nas atividades desenvolvidas pela AEA/SJCampos. Por meio do presidente Joel e do Vinicius estamos lutando para fazer com que os 27 CREAs também façam parte do Programa Mulher”.

A AEA/SJCampos promove ao longo do ano diversos cursos e palestras voltados para a capacitação e o aprimoramento profissional, além de oferecer vantagens aos profissionais associados, que incluem convênio médico e odontológico com valores diferenciados, networking e descontos exclusivos oferecidos por diversas empresas nas áreas da saúde, estética, educação, esporte e lazer.


Confira as fotos abaixo e a transmissão completa no YouTube da AEA/SJCampos.