No dia 22 de outubro, a AEA/SJCampos e a Etep Centro Universitário realizaram a palestra presencial “Os Desafios da Simulação Numérica Computacional Para os Avanços da Exploração Aeroespacial”, com apoio institucional do CREA-SP e da AeroEtep.

Os participantes contaram ainda com um debate introdutório sobre “Aerodesign – Desenvolvendo Competências em Projetos de Engenharia” com a Engª Civil Suellen David.


Durante o evento, o palestrante Dr. Farney Coutinho Moreira abordou os temas “Breve história da corrida aeroespacial”, “Os Desafios da reentrada atmosférica”, “Motivação da pesquisa”, “Modelamento Matemático e Numérico para simulações computacionais”, “Veículos de reentrada atmosférica” e “Resultados de simulações”.

Farney Coutinho Moreira é Doutor em Engenharia Mecânica, Mestre em Engenharia Eletrônica e Computação e Coordenador Adjunto das Engenharias da ETEP. Ele tem mais de 15 anos de experiência em simulação numérica de escoamentos hipersônicos sobre configurações aeroespaciais complexas como foguetes, sondas, satélites e cápsulas de reentrada e atua como consultor de simulação numérica para a Força Aérea Americana.

A aproximação entre as duas entidades e a iniciativa de realização da palestra tem como início o patrocínio dos alunos da Equipe ETEP Faculdades para participarem do SAE BRASIL Aerodesign pela Associação de Engenheiros e Arquitetos de São José dos Campos.


Confira as fotos do evento.