AEA/SJCampos e SENAI realizam oficina de encerramento do Ciclo de Aprimoramento

No dia 16 de novembro a AEA/SJCampos realizou em parceria com SENAI São José dos Campos e apoio do CREA-SP a 6ª e última Oficina BIM.

Os especialistas Ernani Francisco Fernandes do SENAI São José dos Campos, Eng. Civil Gabriel Feitosa Mota do SENAI São Paulo em Campinas e Prof. Ari Monteiro, consultor em BIM e em tecnologias relacionadas, debateram o tema “Gestão de Bibliotecas de Objetos BIM” por meio dos tópicos “Definições de famílias de objetos BIM”, “Gestão de Bibliotecas”, “6 fases para implantação de gestão de bibliotecas BIM”, “Demonstrações de tipos de famílias BIM” e “Bibliotecas desenvolvidas pelo SENAI SP”.

O professor Msc. Ari Monteiro, proprietário da empresa Dharma Sistemas, contou um pouco sobre sua atuação. “Fazemos a consultoria e acompanhamos o desenvolvimento do BIM no Brasil desde os primeiros anos de implantação, por volta de 2007. Atendemos diversas empresas de construção, incorporação, projetos, entre outros. Fazemos a implantação e trabalhamos forte a automação dos processos e projetos. Os recursos oferecidos são amplos com demanda crescente. Isso mostra que o mercado está empenhado em usar o BIM. Para lidar com grande volume de informação é preciso automação dos processos. Atualmente estamos desenvolvendo um guia BIM para indústrias da iluminação, com biblioteca de objetos BIM”, pontuou.

Para o Eng. Civil Gabriel Feitosa Mota, “no Brasil temos uma grande quantidade de empresas e fabricantes que ouviram falar do BIM e se interessaram em oferecer produtos modelados ao mercado. Porém é preciso avaliar qual o nível de maturidade desse entendimento e o que estão oferecendo. A Biblioteca BIM será utilizada para fazer projetos. Esses objetos modelados precisam ter utilidade. Isso é muito relevante”.

O evento foi transmitido ao vivo pelo Youtube e marcou o encerramento do Ciclo de Aprimoramento Profissional promovido pela AEA/SJCampos em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI).

Ao longo dos encontros promovidos foram apresentados os temas “Conceituação BIM e a Transformação Organizacional”, “Planejamento Estratégico e Tecnológico na AEC”, “Otimização de Processo de Projeto e Modelagem BIM”, “Modelagem MEP Ferramentas e Funcionalidades”, “Coordenação BIM e a Gestão de Documentos” e “Gestão de Bibliotecas de Projetos BIM”.

A parceria firmada entre a AEA/SJCampos e a Escola SENAI “Santos Dumont” – Educação e Tecnologia faz parte das vantagens oferecidas pela AEA/SJCampos aos profissionais associados, que incluem convênio médico e odontológico com valores diferenciados, cursos e palestras para capacitação, networking e descontos exclusivos oferecidos por empresas parceiras.

Palestrante:

Ernani Francisco Fernandes
Especialista em Tecnologia
SENAI São José dos Campos

Convidados:

Gabriel Feitosa Mota
Especialista em Tecnologia IST
SENAI CAMPINAS

Prof. Ari Monteiro
Mestre em Engenharia Civil pela ESCOLA POLITÉCNICA DA USP (2011) e Bacharel em Ciência da Computação pelas FACULDADES INTEGRADAS IPEP (2006). Atualmente é consultor em BIM (Modelagem da Informação da Construção) e em tecnologias relacionadas. Proprietário da empresa Dharma Sistemas. Tem experiência na área de Ciência da Computação aplicada a projetos de Engenharia, com ênfase em: implantação de soluções em TI para Engenharia e Arquitetura, desenvolvimento e customização de ferramentas de suporte a projeto.

Tópicos da apresentação:

– Definições de famílias de objetos BIM
– Gestão de Bibliotecas
– 6 fases para implantação de gestão de bibliotecas BIM
– Demonstrações de tipos de famílias BIM e Bibliotecas desenvolvidas pelo SENAI SP
– Espaço para perguntas


Confira as oficinas realizadas no Youtube da AEA/SJCampos

Clique aqui, inscreva-se no Canal e ative as notificações.