Na última segunda-feira, dia 22 de novembro, a Associação de Engenheiros e Arquitetos de São José dos Campos recebeu em sua sede a abertura da Força-Tarefa de Fiscalização do CREA-SP, GRE 6 Jurisdição de São José dos Campos.

Fiscais e funcionários do CREA-SP, Membros e Diretores da AEA/SJCampos e Prefeitura Municipal de São José dos Campos

A adoção do modelo das forças-tarefas e o uso da tecnologia colaboraram para a efetividade das ações de fiscalização em todo o Estado de São Paulo, trazendo resultados cada vez mais assertivos nas 12 regiões administrativas do Conselho. A força-tarefa tem como objetivo supervisionar, orientar e valorizar os profissionais, garantindo que sempre exista um profissional habilitado responsável pela atividade.

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (CREA-SP) fiscaliza o exercício profissional em obras, projetos e empresas prestadoras de serviço técnico relacionado às áreas tecnológicas como as Engenharias, Agronomia e Geociências.

Eng. Civ. e Seg. Trab. Maria Edith – Eng. Oper. Mec. Maq. Ferram. Luiz Augusto Moretti – Eng. Civ. e Eng. Mec. Clóvis Sávio Simões – Eng. Civ. Carlos Vilhena – Vereador Juvenil Silvério – Eng. Joana Borges

Estiveram presentes no evento o presidente da AEA/SJCampos, o Eng. Civ. Carlos Eduardo de Vilhena Paiva; o vice-presidente do CREA-SP representando o presidente Eng. Telecom Vinicius Marchese, o Eng. Civ. e Eng. Mec. Clóvis Sávio Simões de Paula; o diretor financeiro do CREA-SP, o Eng. Oper. Mec. Maq. Ferram. Luiz Augusto Moretti; a superintendente de fiscalização do CREA-SP, a Eng. Civ. e Seg. Trab. Maria Edith dos Santos; a gerente da 6ª Região do CREA-SP, a Eng. Joana Flávia Soares Borges; o gerente da 4ª Região do CREA-SP, o Eng. Civil e Téc. Kledson Cesar dos Santos Turra; o Vereador de São José dos Campos, Juvenil Silvério; o Secretário de Manutenção de São José dos Campos, Eng. Ricardo Minoru; o Secretário de Obras de Monteiro Lobato, o Eng. Geminiano Jorge dos Santos; o presidente da AEA de Jacareí, Eng. Agrônomo Lirio Ferreira de Morais e o Inspetor Chefe de São José dos Campos, Eng. Civ. Sandor D’Angelo Freire. Além de diretores da AEA/SJCampos, conselheiros da Associação e do CREA-SP, associados da AEA/SJCampos e agentes de fiscalização do CREA-SP.

Eng. Civil e Téc. Kledson Cesar dos Santos Turra

Para abrir o evento, o gerente da 4ª Região do CREA-SP, o Eng. Civil e Téc. Kledson Cesar dos Santos Turra, contou sobre sua trajetória dentro da gerência, falou sobre as operações realizadas e agradeceu a todos pela colaboração.

Eng. Joana Flávia Soares Borges Joana

A gerente da 6ª Região do CREA-SP, a Eng. Joana Flávia Soares Borges Joana, contou que a fiscalização teve foco nas demandas da Comissão Auxiliar de Fiscalização (CAF). “Vamos fiscalizar empresas com registro, mas sem responsável técnico, empresas sem registros, shoppings, hospitais e obras de médio e grande porte, com foco em São José dos Campos, Igaratá, Santa Branca, Jacareí, Monteiro Lobato e Paraibuna, com 340 diligências e 12 agentes fiscais”.

Vereador Juvenil Silvério

O Vereador de São José dos Campos, Juvenil Silvério, pontuou que “ações como as das forças-tarefas são muito importantes. Atualmente estamos discutindo o Código de Obras na Prefeitura Municipal de São José dos Campos e, assim como a fiscalização do CREA-SP, buscamos o bem do cidadão, para que tenha uma obra bem feita, e o profissional bem amparado.

Eng. Civ. e Seg. Trab. Maria Edith dos Santos

A superintendente de fiscalização do CREA-SP, a Eng. Civ. e Seg. Trab. Maria Edith dos Santos afirmou que este é um momento muito importante da fiscalização do CREA-SP. “Nossa fiscalização é crescente, assim como o reconhecimento da sociedade, graças à intensificação de nossas ações, que estão sempre em evolução. Já batemos nossa meta de 2021 e chegaremos ao final deste ano 30% acima dela. Atingiremos os 645 municípios do Estado de São Paulo. Se tem engenharia temos que exigir profissionais habilitados, proteger a sociedade e coibir o exercício ilegal da profissão”.

Eng. Civ. Carlos Vilhena – Presidente da AEA/SJCampos

Para o presidente da AEA/SJCampos, o Eng. Civ. Carlos Vilhena, a importância da Associação na sociedade é congregar os profissionais de engenharia e arquitetura, e atuar na promoção e valorização dos mesmos. Temos instituída em São José dos Campos a Caderneta de Obras, que permite à Prefeitura Municipal encontrar rapidamente a distribuição das obras realizadas na cidade. A caderneta garante que exista um profissional responsável e documentos de responsabilidade técnica como a Anotação de Responsabilidade Técnica – ART. A força-tarefa se reveste de importância porque também valoriza o profissional e mostra à sociedade a importância do mesmo. Ela é educativa, uma vez que orienta a sociedade e valoriza o profissional, que se sente garantido e prestigiado, além de obter um acervo para futuras concorrências públicas.”
O presidente pontuou ainda que a fiscalização da força-tarefa precisa ser compartilhada com o poder público por meio da Prefeitura Municipal e com a Câmara de Vereadores. “O CREA-SP se dispõe a partilhar e colaborar com o poder público na fiscalização de obras na cidade”, finalizou Vilhena.

Eng. Oper. Mec. Maq. Ferram. Luiz Augusto Moretti

O diretor financeiro do CREA-SP, o Eng. Oper. Mec. Maq. Ferram. Luiz Augusto Moretti, “o objetivo do CREA-SP não é aumentar a arrecadação, e sim informar os proprietários das obras fiscalizadas que devem ter responsáveis técnicos pelas mesmas. A força-tarefa ganha volume nessas ações, pois realiza ainda uma fiscalização indireta. Quando os empresários percebem a presença do agente fiscal, mesmo não sendo diretamente visitados, buscam se regularizar perante o CREA-SP”.

Eng. Civ. e Eng. Mec. Clóvis Sávio Simões de Paula

O vice-presidente do CREA-SP, o Eng. Civ. e Eng. Mec. Clóvis Sávio Simões de Paula, fechou o evento afirmando que “a atividade fim do CREA-SP é salvaguardar a sociedade. O desenvolvimento do município, do estado e do país passa diretamente pela área da engenharia, dos bons profissionais e da fiscalização. O processo de valorização e crescimento está embarcado em pessoas, métodos e processos. Somente neste ano de 2021 o CREA-SP já atuou em 230 mil atividades fiscalizatórias”.

Após o encerramento do evento, o presidente da AEA/SJCampos, Eng. Civil Carlos Vilhena, colocou a sede da entidade à disposição para todos os agentes fiscais quanto a utilização das ferramentas, computadores, conexões de internet e instalações.