No dia 29/11 a AEA/SJCampos realizou com apoio da Prefeitura Municipal de São José dos Campos e do CREA-SP o evento “Gestão Transparente”, realizado com o objetivo de apresentar aos arquitetos e engenheiros associados as ações municipais realizadas pela atual gestão e quais são os planos para os próximos anos nas áreas de habitação, obras públicas, regularizações, projetos, infraestrutura e fiscalizações.

O evento aconteceu presencialmente com transmissão ao vivo pelo YouTube e contou com a apresentação do Secretário de Gestão Habitacional e Obras, Gláucio Lamarca Rocha, e Secretário de Mobilidade Urbana, Paulo Guimarães Jr.

Além da apresentação dos dados, o evento possibilitou que os participantes tirassem dúvidas, debatessem assuntos relevantes ao setor e dessem sugestões técnicas.

O presidente da AEA/SJCampos, Eng. Civil Carlos Vilhena deu as boas-vindas a todos os presentes e afirmou que “esse é o momento de nós profissionais ficarmos por dentro do que está sendo realizado em nossa cidade, bem como fazermos sugestões sobre temas relevantes para nosso município”, pontuou.

O Secretário de Gestão Habitacional e Obras, Gláucio Lamarca Rocha, informou que a secretaria atende todas as demais secretarias da PMSJC. “Atendemos a parte habitacional, regularização fundiária e obras públicas. Somos compostos por quatro diretorias e 11 divisões, com 140 servidores atuando em todas essas áreas. Temos atualmente R$104 milhões de reais em obras de execução. Na habitação, entregamos no início do ano 240 unidades e temos mais dois empreendimentos com 576 unidades para entregar. Para o próximo ano entregaremos mais dois conjuntos com 1300 unidades habitacionais. Isso ocorre por meio do programa Casa Joseense. Temos ainda uma importante parceria com a AEA/SJCampos por meio do projeto Planta Popular”, afirmou.

Ele mostrou ainda obras e gastos relacionados à regularização fundiária, fiscalização e de sua importância para o processo de urbanização, áreas da saúde, educação, esportes, urbanização, obras viárias, drenagem, desassoreamento, entre outros.

Sobre a regularização fundiária e regularização, o presidente da AEA/SJCampos, Eng. Civil Carlos Vilhena, citou o Programa Federal Casa Verde Amarela e comentou que ele também atua na melhoria habitacional. Sugeriu que isso fosse aplicado em São José dos Campos e colocou os profissionais da Associação à disposição. “Essa área deveria vir para o profissional liberal. Isso geraria economia de escala, além de mais agilidade. Muitas atividades realizadas pela Prefeitura poderiam ter mais atuação dos profissionais da Associação”, afirmou.

O Secretário de Mobilidade Urbana, Paulo Guimarães Jr., falou sobre as obras emblemáticas de São José dos Campos que trouxeram grandes desafios e aprendizados, como o Arco da Inovação e a Via Cambuí. “O aprendizado das equipes técnicas foi muito grande, a Via Cambuí leva desenvolvimento para uma área afastada do centro da cidade e o Arco da Inovação buscou desafogar um gargalo de trânsito da cidade”.

Ele falou sobre o Plano Diretor e os objetivos das macrozonas que foram definidas, que envolvem parcelamento de solo, infraestrutura, desenvolvimento, entre outros.


A AEA/SJCampos está sempre em busca da capacitação e da valorização profissional, promovendo cursos e eventos voltados à inserção dos profissionais associados no mercado de trabalho e na atualização de questões técnicas que envolvem o futuro de São José dos Campos.

A agenda de eventos pode ser consultada no link www.aeasjc.org.br/agenda