A AEA/SJCampos promoveu uma excursão para o I Encontro Programa Mulher Crea-SP, realizado dia 02 de dezembro pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo.

O evento teve como objetivo fortalecer a igualdade de gênero nas engenharias e debater o protagonismo da mulher no mercado de trabalho.

A abertura foi realizada pelo presidente do CREA-SP, o Eng. De Telecomunicações Vinicius Marchese Marinelli e o presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia, o Eng. Civil Joel Krüger.

A Eng. Civil Mariana Costa, Suplente do Conselho Fiscal da AEA/SJCampos, Conselheira do CREA-SP na Câmara da Engenharia Civil e integrante da Comissão de Inovação do CREA-SP, afirmou que “foi importante a criação do Comitê Gestor do Programa Mulher do CREA-SP para as profissionais, conselheiras, inspetoras, colaboradoras, concursadas, entre outras, e mostra que a mulher está sendo vista e reconhecida. Buscamos a equidade de gênero e queremos mais mulheres dentro do sistema e na engenharia. Hoje representamos 14% dos profissionais do CREA-SP. É recente a inserção das mulheres no mercado de trabalho e vamos mostrar para as futuras gerações que isso pode mudar, tanto em cargo de gestão, como em salário e poder de escolha. Esse evento teve como objetivo trazer mulheres que são admiradas e que mostram que é possível escolhermos como desenvolver nossa carreira”, finalizou.

O painel principal abordou o tema “Mulheres na Amazon” com Priscila Maior, Engagement Manager na Amazon Web Services Brasil; Fabiola Garcia, Technical Account Manager na Amazon Web Services Brasil; Tatiana Gomide, Líder da Prática de Advisory na área de Professional Services na Amazon Web Services Brasil; e Renata Migliani, Customer Solutions Manager na Amazon Web Services Brasil.

Também foram debatidos os temas “Mulher no mercado de Trabalho”, com Rossana Filetti, Professora na UNIMES; “Comunicação Não-Verbal”, com Maria Constantino, criadora do Maria Virou Eco, e Silvia Beralto, Fundadora na Brand In – Se comunique com criatividade.


Confira a matéria produzida pelo CREA-SP

Para fortalecer a igualdade de gênero nas áreas da Engenharia, Agronomia e Geociências, o Crea-SP promoveu o I Encontro Programa Mulher, na Sede Angélica, na quinta-feira (2/12). Da inclusão aos desafios e perspectivas para as mulheres no mercado de trabalho, a programação fomentou o debate sobre a importância da inserção feminina nas profissões.

Na abertura do evento, a coordenadora do Comitê Gestor do Programa Mulher do Crea-SP, Eng. Poliana Siqueira, destacou que o trabalho tem como base os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), da qual o Conselho é signatário.

“Concluímos e celebramos a primeira etapa desta jornada. Temos em mãos a cartilha do Programa Mulher do Crea-SP, que traz um estudo completo sobre questões como equidade de gênero no mercado de trabalho, a presença da mulher na área tecnológica, dados regionais e diretrizes que guiarão nossos próximos passos”, ressaltou.

O presidente do Crea-SP, Eng. Vinicius Marchese, apontou que as discussões iniciadas contribuem para que o Conselho avance na temática. “O nosso compromisso é apoiar e o Conselho fará todo o possível para levar adiante as demandas que surgirem deste encontro, independentemente da esfera”, completou.

Desenvolvido pelo Confea, Programa Mulher tem como objetivo aumentar a participação feminina no sistema profissional. Idealizador da iniciativa, o presidente do Confea, Eng. Joel Krüger, observou a atuação nacional do Comitê Gestor, presente nos 27 Creas do Brasil: “Antes tínhamos ações isoladas no Confea e nos Creas; agora, temos uma unificação com o Programa Mulher, que nos permite articular em todo o País em favor de políticas para as mulheres”.

Carreira e mercado de trabalho deram tom aos debates

O primeiro painel da programação contou com a presença das representantes da Amazon Web Services (AWS), Priscila Maior, gerente de engajamento; Eng. Fabiola Garcia, gerente técnica de contas; Tatiana Gomide, líder da prática de Advisory na área de serviços profissionais; e Renata Migliani, gerente de soluções para clientes. Ao compartilhar suas experiências e trajetórias de carreira, as profissionais ressaltaram a importância dos programas de diversidade e inclusão da empresa.

Na sequência, para tratar sobre diversidade de gênero no mercado de trabalho, a Prof. Dra. Rossana Filetti traçou um panorama histórico do processo de socialização das mulheres e seu impacto na sociedade. Com relação ao desempenho nas profissões, apresentou dados que demonstram a discrepância entre homens e mulheres. Apesar de 54,5% das mulheres com 15 anos ou mais integrarem a força de trabalho do País, elas ganham 77,7% dos rendimentos dos homens e apenas 7,6% ocupam cargos de liderança executiva.

Para encerrar a programação, a fundadora da Brand In, Silvia Beraldo, e a mediadora do evento, Eng. Maria Constantino, abordaram a comunicação não verbal, compartilhando dicas para auxiliar com o posicionamento no cotidiano profissional.

As palestras na íntegra estão disponíveis no canal do YouTube do Conselho. Confira: I Encontro do Programa Mulher do Crea-SP

Cartilha do Programa Mulher

Em conjunto com a coordenadora do Comitê Gestor, as demais integrantes do grupo participaram do lançamento da cartilha orientativa, que subsidia associações, entidades de classe e instituições de ensino para a implementação de políticas de igualdade de gênero na área tecnológica. Além disso, o conteúdo disponibiliza mapeamento sobre as profissões da área tecnológica, presença no mercado de trabalho e Sistema Confea/Crea e Mútua, plano de ação do Crea-SP com os próximos passos para o Programa Mulher no Estado, entre outros. Para conferir o conteúdo, acesse: http://bibliotheke.creasp.org.br:8080/biblioteca/livros_e_publicacoes/cartilha-programa-mulher/.

O Comitê é composto pelas engenheiras Poliana Siqueira, Denise Belloni Ferrari Furlan, Lara Comar Riva, Larissa Javarotti de Oliveira, Lígia Marta Mackey e Vanessa Maria Leite Lucchesi e a designer de interiores Tatiana Romero.

 

Produzido pela CDI Comunicação