Na última quarta-feira, dia 02 de fevereiro, o Conselheiro Consultivo da AEA/SJCampos, Arq. Urb. Walter Brant Zroni De Paiva, representou a entidade durante a realização do fórum “São José dos Campos – Polo Turístico Aeroespacial na Região do Vale.”

O evento aconteceu no auditório Ronald Levinsohn, no Colinas Shopping, e abordou temas como o Museu Aeroespacial, Turismo de Negócios, Turismo Cultural como fator de desenvolvimento econômico e a preservação e divulgação da história de Santos Dumont, Casimiro Montenegro Filho e Ozires Silva.

Para ampliar a participação de todos os setores da sociedade no projeto, o encontro possibilitou conclusões, perspectivas e encaminhamentos, servindo como etapa inicial para a idealização e concepção de futuro projeto cultural multidisciplinar para atrair turismo e desenvolvimento para a região.

O projeto privilegia a vocação de São José dos Campos como polo aeroespacial, voltando-se inclusive ao preenchimento de lacuna existente na preservação e divulgação da história de Santos Dumont, Casimiro Montenegro Filho e Ozires Silva, por exemplo.

Walter Brant Zroni De Paiva, Arq. Urb. e Conselheiro Consultivo da AEA/SJCampos

Walter Brant Zroni De Paiva, Arq. Urb. e Conselheiro Consultivo da AEA/SJCampos afirmou que a reativação do museu é importantíssima para a preservação do patrimônio histórico e cultural de São José dos Campos. “Ele é um museu militar e civil e isso marca São José como Pólo Tecnológico. A presença desse projeto é fundamental para fomentar o turismo de negócios na cidade. Serão novas oportunidades de negócios e geração de renda. Todos nós só temos a ganhar com essa iniciativa.

Para participar do debate estiveram presentes Pedro Mastrobuonno, presidente do IBRAM – Instituto Brasileiro de Museus, o Major-Brigadeiro do Ar (R1) Paulo Roberto Pertusi, presidente da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) e da Fundação Santos Dumont, o Brigadeiro do Ar R/1 Maurício Carvalho Sampaio, diretor do Museu Aeroespacial, o General de Brigada Carlos Augusto Ramires Teixeira, diretor do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército, e o Vice-Almirante (RM1) José Carlos Mathias, diretor do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha.

Como convidados estiveram presentes Maurício Guisard, presidente da São José dos Campos Destination e a Deputada Estadual Letícia Aguiar, autora da lei que denomina São José dos Campos – Capital Estadual da Indústria Aeroespacial e Capital do Avião.

Os eixos de discussão abordaram o compartilhamento das recentes experiências exitosas, com debates e propostas; a valorização da vocação de São José dos Campos como polo aeroespacial; conclusões, perspectivas e encaminhamentos para implantação de aparelho cultural/histórico; a idealização e concepção de futuro parque temático capaz de atrair turismo e desenvolvimento para a região; a adesão ao circuito de museus militares, fortificações históricas e afins; e oportunidades para iniciativa privada, sem prejuízo de mapeamento e identificação das possibilidades de fomento público.