Nos dias 10, 11 e 12 de fevereiro, a AEA/SJCampos promoveu em parceria com a De Cia Engenharia e apoio institucional do CREA-SP, a 2ª edição do curso presencial “Avaliações de Imóveis Urbanos” com o instrutor Eng. Civil Pedro Ricardo de Cia.


Com carga horária de 16 horas e entrega de apostila e certificado, o curso foi voltado para engenheiros civis, arquitetos e estudantes de Engenharia e Arquitetura, e teve como objetivo desenvolver práticas das avaliações de imóveis com tratamento por fatores, buscando aprimorar a fundamentação dos trabalhos técnicos em conformidade com a ABNT NBR 14.653-1 e 2; abordar as metodologias aplicáveis no trabalho técnico, principalmente com foco no método evolutivo e quantificação do custo; e realizar treinamento para o desenvolvimento do estudo do fator de elasticidade do valor de oferta do Grupo de Avaliações e Perícias da AEA/SJCampos.

O Eng. Civil, especialista e instrutor, Pedro de Cia abordou durante o curso os tópicos “Engenharia de Avaliações Introdução e Conceito”, “Normas para Avaliações de Imóveis Urbanos”, “Conceitos de Bens e Propriedades”, “Legislação”, “Vistoria”, “Determinação do valor de mercado pelo método de tratamento por fatores”, “Exemplo prático de avaliação de um terreno, residência e galpão”, “Determinação das construções pela quantificação do custo, método evolutivo”, “Depreciação das Construções”, “Vantagem da Coisa Feita e Fator de Comercialização”, “Estudo da Elasticidade do Fator de Oferta”, “Fundamentação e elaboração de um modelo de laudo completo” e “Mercado de trabalho”.


“Avaliação de Imóvel é um trabalho técnico científico, baseado na ABNT NBR 14653 e suas partes, visando dar segurança e confiabilidade do resultado às diversas finalidades”, pontuou Pedro De Cia.

Pedro é engenheiro civil responsável técnico da empresa De Cia Engenharia Ltda-EPP, empresa atuante na área de Engenharia de Avaliações e Perícias desde 2000. Durante o curso foi disponibilizado aos participantes uma senha para a utilização do programa Lançamento AVALURB 6.0, conforme as recomendações da NBR 14653 Parte 2 (Urbano) DA ABNT – de 03/2011, e foi oferecido um desconto especial aos profissionais que desejaram adquirir a licença após o curso.

A agenda de eventos da AEA/SJCampos, voltada para a capacitação e aprimoramento profissional, pode ser consultada pelo portal www.aeasjc.org.br/agenda Fique por dentro das atualidades do mercado, associe-se e faça sua inscrição.


Confira as fotos do evento.