O lançamento de programa de formação atraiu grande público e contou com a parceria de importantes entidades de São José dos Campos


No dia 28 de março, aconteceu na sede da AEA/SJCampos o lançamento do SanjaTech, um programa de inovação voltado à formação de novos programadores que conecta alunos com empresas na área. A iniciativa é vinculada ao Novo Futuro Tech, programa presente em quatro regiões do Estado, e coordenado pelo deputado estadual Sérgio Victor, que oferece capacitação gratuita e apoio para geração de empregos na área de tecnologia.

Em São José dos Campos, o programa acontecerá com a parceria de entidades representativas do setor de empreendedorismo e tecnologia, a Associação de Engenheiros e Arquitetos de São José dos Campos (AEA/SJCampos), o Conselho Regional de Engenharia do Estado de São Paulo (CREA-SP), o Parque Tecnológico de São José dos Campos, o CIESP, o SENAI, o SEBRAE, a FATEC, a ETEC e ASSECRE.

Os cursos gratuitos e abertos para toda população de São José dos Campos serão oferecidos pela Digital Innovation One (DIO) e são focados em programação e desenvolvimento de software, área com alta demanda de profissionais qualificados. Para facilitar os estudos, a comunidade de programadores do Vale do Paraíba, DevJr, atenderá as dúvidas e pedidos de orientações em um grupo de alunos do SanjaTech no WhatsApp.

Com o auditório cheio, o empreendedor e Deputado Estadual Sergio Victor realizou a abertura do evento. “São José dos Campos é a cidade onde a ideia do SanjaTech nasceu. Buscamos entender os principais gargalos das empresas de base tecnológica e percebemos que o problema era gente, ou seja, profissionais capacitados. Encontramos várias soluções e firmamos a parceria com a Dio. Eles oferecem cursos gratuitos e fazem a monetização com as próprias empresas que precisam da mão de obra. Percebemos que era possível alcançar mais pessoas e firmamos novas parcerias. O grande truque da plataforma é uma inteligência que cruza os dados dos cursos com as vagas abertas dentro das empresas. Precisamos nos atualizar e nos adequar ao mercado a todo tempo. Para melhorarmos nosso país precisamos de um ambiente regulatório melhor e de muita participação. O desafio está na distância entre a população, empreendedores e o poder público”, afirmou o deputado.

O Eng. Vinicius Marchese, presidente do CREA-SP, parabenizou todos pela luta à frente da inovação e tecnologia. “O lançamento do SanjaTech e a formação em tecnologia é exatamente atacar as maiores dores do mercado, da iniciativa privada e do serviço público. A grande dificuldade é encontrar pessoas capacitadas na área de tecnologia e quando vejo iniciativas como essa, elas recebem todo meu respeito e reconhecimento. A proposta de soluções é muito importante. Contem com o apoio do CREA-SP, queremos que isso se replique em todo o Estado. Podemos ser ferramenta e estamos à disposição. Hoje contamos com mais de 200 Associações do Estado de São Paulo. Até o final de 2023 queremos transformar todas essas entidades em Hubs de inovação e pólos de capacitação com a tecnologia sendo uma das frentes a serem desenvolvidas”.

O Eng. Civil Carlos Vilhena, Presidente da AEA/SJCampos e Diretor de Benefícios da Mútua, agradeceu a presença de todos e falou sobre a importância do lançamento. “A Associação já atua como Hub de conexões profissionais e hoje temos necessidade de mais conexões. Na AEA/SJCampos valorizamos a importância do desenvolvimento tecnológico. Ajudamos a criar o CDTCC, integrando a academia, os profissionais e as empresas e hoje o CDTCC está entrando no Parque Tecnológico. Por meio da Mútua temos um programa piloto do profissional empreendedor com o Sebrae. Acredito que atrasamos um pouco para a criação do Marco Legal das Startups, mas ainda podemos nos recuperar por meio do fomento de ideias como hoje está acontecendo aqui. Precisamos nos aproximar dos estudantes e falar sobre a importância da formação e da transformação pela qual estamos passando”, falou o presidente da AEA/SJCampos e diretor da Mútua.

A Analista de negócios do SEBRAE, Priscila Tanihara Moraes, representou o gerente Jardel José Busarello e afirmou que está na missão do SEBRAE fomentar a formação dos empresários e da mão de obra, que necessita cada vez mais de aprimoramento por conta das inovações lançadas no dia a dia e mudanças de mercado. “Empreendedorismo não é apenas para quem quer ser empresário. Podemos nos formar empreendedores. E para isso é preciso ter formação profissional. Ninguém quer mais do mesmo e precisamos buscar cada vez mais nos destacar no mercado”.

A Analista de Negócios do Parque Tecnológico de São José dos Campos, Maria Luiza Alves de Macedo, representou o Diretor de Negócios do Pq. Tec., Marcelo Nunes, e o Diretor Geral Jeferson Cheriegate.

“Ações como essa brilham aos olhos do Parque Tecnológico. Hoje temos 360 empresas associadas ao Parque, sendo que 120 delas estão dentro do nosso complexo. Desconhecemos alguma que não tenha vagas abertas de emprego para a área de tecnologia. A atuação da Dio aliada ao calor humano e aos grupos de WhatsApp será muito rica. Queremos muito ajudar e beneficiar as empresas e alunos com o SanjaTech”, afirmou.

Também esteve presente no lançamento o Deputado Federal Vinicius Poit. “Damos endosso a essa iniciativa e à construção de pontes, às pessoas que se unem para fazer o bem ao cidadão independente da bandeira política que defendem. É disso que precisamos no nosso país e no nosso governo, sem polarização, pois isso não gera emprego e não qualifica jovens para o mercado de trabalho. É hora de nos unirmos. Defendo a ciência e tecnologia, a inovação, startups e o empreendedorismo no Congresso Nacional. Investidores anjos sofrem com a insegurança jurídica no Brasil e simplificamos o investimento em inovação com o Marco Legal das Startups e o Sandbox regulatórios para espaços de experimentação. Os jovens estão dispostos a aprender e para as empresas deve funcionar da mesma forma. A burocracia e os tributos destroem muitas empresas nos primeiros anos de vida. Tem muito mais para fazermos e ajudaremos o empreendedorismo no Brasil. Sempre afirmo que o preço que todos vão pagar por não se interessarem pela política é ser governado por quem interessa”, finalizou Vinicius Poit.

Sobre o Novo Futuro Tech

O Novo Futuro Tech é um programa coordenado pelo Deputado Estadual Sérgio Victor que busca contribuir com a resolução do grave e complexo problema da falta de profissionais qualificados na área de tecnologia, em especial, em programação. De forma cooperativa, o programa oferece plataforma de ensino gratuita, apoio aos estudos com comunidades de programadores, direcionamento para empresas com vagas abertas e apoio de entidades e poder público para ampla divulgação social. Funciona como uma trilha de desenvolvimento com direcionamentos para oportunidades.

Com mais de 12 mil alunos inscritos, o Novo Futuro Tech contribui para o fortalecimento da comunidade de inovação no Vale do Paraíba e em mais três regiões do Estado de São Paulo. No Vale e Litoral Norte, o programa já foi implantado nas cidades de Taubaté, Pindamonhangaba, Monteiro Lobato, Lorena e Aparecida e está em fase final para o lançamento em mais 17 cidades da região.

Saiba mais no link: www.novofuturo.online/sanjatech

Confira como foi a transmissão no YouTube da AEA/SJCampos

Saiba mais sobre o SANJA TECH

https://www.novofuturo.online/sanjatech


Galeria de Fotos Lançamento SANJA TECH

DOWNLOAD