Representantes da Associação de Engenheiros e Arquitetos de São José dos Campos (AEA/SJCampos), da Associação das Construtoras do Vale do Paraíba (Aconvap), da Prefeitura Municipal de São José dos Campos (PMSJC) e do Centro de Desenvolvimento Tecnológico da Construção Civil (CDTCC) assinaram na última segunda-feira, dia 25 de abril, o Termo de Cooperação para a instalação do CDTCC no Parque Tecnológico de São José dos Campos.

A assinatura do Termo promoverá um grande salto na qualidade e gestão de projetos do CDTCC. Para Luiz Fernando Carvalho, do escritório de projetos do Parque Tecnológico, a assinatura do termo representa um momento muito importante para o Pq. Tec. e para as instituições envolvidas. “Nosso objetivo de trazer o CDTCC para o Parque por meio do Termo de Cooperação é colocarmos os projetos na metodologia de outros CDTs já desenvolvidos e que já tiveram resultados positivos. Queremos utilizar o ecossistema que existe dentro do Parque para promover a inovação na Construção Civil. Temos muita tecnologia instalada aqui e queremos continuar trabalhando em parceria com as entidades que hoje desenvolvem o CDTCC. Vamos desenvolver projetos estruturantes, trazer a universidades e promover a inovação para a construção civil e arquitetura. Faremos reuniões periódicas com um conselho executivo e um conselho tático para acompanhar cronogramas, orçamentos e desenvolvimento dos projetos”, afirmou.

O Eng. Civil Carlos Vilhena, presidente da AEA/SJCampos e diretor de benefícios da Mútua falou sobre a importância das parcerias criadas. “Nós, AEA e Aconvap, fizemos parte da criação do Parque Tecnológico e quando vimos já estávamos conversando e sonhando em desenvolver um projeto que futuramente se chamaria CDTCC. Caminhamos da melhor maneira possível e a equipe que formamos com o Moya, Fedato, além da Mariana, Walter e Tatiana, assim como Ghislaine da PMSJC, conseguiu consolidar e estruturar o CDTCC. Essas parcerias são fundamentais e aproveito para colocar o sistema à disposição do CDTCC no que for preciso para apoiar e agregar a esta nova etapa”.

Ao relembrar a criação do Centro, o Eng. Civil José Renato Dias Fedato, presidente da Aconvap, contou que “é impossível entrar aqui no Parque e não lembrar da primeira reunião que realizamos com o Marco Antonio Haupp sobre a criação do CDTCC e vimos os olhos dele brilhar. Ele sabia da fertilidade daquele campo que estava sendo criado, um projeto em que o poder público, a academia e a iniciativa privada pediam um centro tecnológico. De lá para cá nós evoluímos muito e tenho certeza de que esse novo formato de desenvolvimento trará ótimos resultados”.

O presidente do Conselho de Administração do CDTCC, Francisco Monteiro Moya, afirmou que dentro do Parque Tecnológico o Centro terá mais eficiência, simplicidade e menor custo na linha de produção dentro da filosofia que já é aplicada aos CDTs existentes. “Estamos em um momento de crescimento e de muita maturidade do CDTCC para o processo de inovação tecnológica”, pontuou.


Alberto Marques Filho, Secretário de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico de São José dos Campos, acredita que o modelo de projeto aplicado pelo Parque Tecnológico é eficaz. “Para o CDTCC encontrar uma trilha que aborde o crédito de carbono, por exemplo, considerando que a Prefeitura Municipal aprovou o novo Código de Obra com mais de 130 oportunidades de ganhos para o construtor, é um grande negócio. A governança do Parque será muito relevante para o CDTCC e manter a proximidade com as universidades é primordial. Para são José dos Campos é imprescindível ter a AEA/SJCampos, Aconvap e o Parque Tecnológico trabalhando em prol da sociedade”, afirmou o secretário.

Também estiveram presentes na assinatura do Termo de Cooperação Marcelo Nunes, Sergio Buani e Jeferson Cheriegate da gestão do Parque Tecnológico; Ghislaine Fonseca, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia de São José dos Campos; Savio Simões, Coordenador da Unavap e Diretor Técnico do Crea-SP; Mariana Mayara de Souza Costa e Tatiana de Lourdes Souza, Conselheiras da AEA/SJCampos e representantes do CDTCC; e José Antonio Marcondes César, vice-presidente da Aconvap.


Sobre o CDTCC
O CDTCC (Centro de Desenvolvimento Tecnológico da Construção Civil) nasceu em 2014 como uma parceria de entidades da iniciativa privada, poder público e meio acadêmico com objetivo de firmar a cidade como pólo tecnológico da construção civil e trazer ainda mais eficiência, competitividade e sustentabilidade para o setor na Região Metropolitana do Vale do Paraíba.

Dentre as premissas de existência do CDTCC estão aprimorar os processos construtivos, beneficiando diretamente o usuário e a sociedade como um todo, com melhoria da qualidade de vida, incentivar e gerar projetos inovadores, atuando como link entre desenvolvedores de produtos/sistemas, e as necessidades dos diferentes atores da Cadeia Produtiva da Construção Civil, e promover uma intensa relação técnica entre o Setor Produtivo, o Meio Acadêmico e o Setor Público.

Saiba mais sobre o CDTCC no site https://www.cdtcc.org.br