Na última terça-feira, dia 12, profissionais associados e convidados participaram da 2ª apresentação do novo Código de Edificações da Prefeitura Municipal de São José dos Campos promovida com o apoio do CREA-SP e transmissão ao vivo pelo YouTube.

O Diretor Financeiro, Arq. Urb. Rolando Rodrigues da Costa, realizou a abertura do evento em nome do presidente da AEA/SJCampos, o Eng. Civil Carlos Vilhena, agradeceu a presença de todos e pontuou que os profissionais precisam estar sempre atualizados. “A AEA/SJCampos atendeu ao pedido da Prefeitura convidando profissionais associados para assistir a apresentação das alterações do Novo Código de Edificações de São José dos Campos”.

O Eng. Civil Rodolfo Marcos Venâncio, Diretor do Departamento de Aprovação de Obras Particulares, representou o Secretário de Urbanismo e Sustentabilidade Marcelo Pereira Manara. “Essa foi uma ótima oportunidade de conversarmos e tirarmos as dúvidas dos profissionais com relação ao texto do novo código, ao decreto que regra os procedimentos para a abertura de processo e ao decreto que regulamenta as estratégias de sustentabilidade. Sabemos que toda mudança de legislação demanda tempo de adaptação. Nossa lei era de 2003, já com 18 anos de vigência. O novo código traz uma série de novidades e é comum surgirem muitas dúvidas até os profissionais se habituarem aos novos procedimentos. O novo código teve como foco a simplificação dos procedimentos, mas sabemos que as dúvidas sempre existirão. Aprovar projeto e obter o habite-se são meios para um fim que será definido e realizado depois”, pontuou.

Ainda se apresentaram durante o encontro a Arquiteta Ana Candida, da Formação de Projetos da Prefeitura, para abordar a legislação e os decretos que regulamentam o licenciamento (Decreto 19030/2022) e a adoção de estratégias sustentáveis no licenciamento da atividade idílica (Decreto 19032/2022); o Engenheiro Carlos Eduardo, Chefe de Divisão de Projetos Particulares, para falar sobre a ampliação do ARA – Alvará Automático, dando maior celeridade na aprovação dos projetos; a Arquiteta Carolina, do Departamento de Planejamento Urbano, abordando os itens e estratégias de sustentabilidade; e Gabriel, Supervisor do Departamento de Aprovação.

Durante o evento também foram debatidas as contribuições e questionamentos dos profissionais associados da AEA/SJCampos.

Confira abaixo vídeo da transmissão, os documentos e links.

 

Link OBRAS PARTICULARES:

https://www.sjc.sp.gov.br/servicos/urbanismo-e-sustentabilidade/obras-particulares/

Link TUTORIAIS:

https://www.sjc.sp.gov.br/servicos/urbanismo-e-sustentabilidade/obras-particulares/tutoriais-modelos-e-manuais/


ARQUIVOS PARA CONSULTA






Inscreva-se no canal da AEA/SJCampos no YouTube