No dia 17 de outubro, a AEA/SJCampos recebeu os alunos da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (FEAU) /Univap e o Professor Guido para uma apresentação com o Vice-Presidente de Engenharia, Eng. Vitor Chuster, sobre a atuação institucional da entidade, o exercício profissional, normas técnicas e legislação, ética profissional, entre outros. Também participou do evento a gerente da 6ª Região do CREA-SP, a Eng. Joana Flávia Soares Borges, que abordou os tópicos relacionados à atuação do CREA-SP.

“Todas as profissões, cujo exercício indiscriminado coloca em risco a sociedade, são regulamentadas. A Engenharia e a Agronomia são essenciais para o progresso do país, por isso, têm seu exercício regulamentado pelo Decreto 23.569/33, que criou o Confea e os Creas, e a Lei Federal 5.194/66. Tudo começa por essa Lei, desde a análise do processo, julgamento de auto lavratura de auto de infração, ética profissional, entre outros. Atualmente o CREA-SP atua em 645 municípios, são ao todo 12 gerentes regionais, 186 unidades de atendimento do CREA-SP, 131 fiscais e 25 mil formandos por ano. São muitos profissionais entrando no mercado de trabalho no Estado de São Paulo”, pontuou Joana.

O Professor Guido falou com os estudantes sobre a importância e a responsabilidade da profissão que escolheram. “Os estudantes recebem diploma de bacharel em engenharia. Só passam a ser engenheiros quando fazem seu registro no Conselho e neste mesmo instante obtêm o direito de trabalhar e de exercer a profissão. A Engenharia é uma profissão linda, maravilhosa, um dos pilares do desenvolvimento de uma sociedade. Em tudo o que imaginamos tem engenharia envolvida”, afirmou.

Além dos eventos voltados a capacitação e aprimoramento profissional, o programa AEA/Jovem da AEA/SJCampos desenvolve atividades, palestras, visitas técnicas, entre outros, voltados aos estudantes e recém-formados, sempre incentivando a inserção no mercado de trabalho e a constante atualização.