Abertura do Curso com o presidente da AEA/SJCampos – Eng. Civil Carlos Vilhena

Nos dias 3, 4 e 5 de novembro, a AEA/SJCampos promoveu em parceria com a Fire Engenharia e com o CREA-SP o curso presencial “AVCB – Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros” para engenheiros, arquitetos, projetistas, tecnólogos, técnicos, entre outros profissionais associados e convidados.

O curso teve como objetivo capacitar e preparar o profissional para atuar na regularização de edificações e áreas de risco. Ao longo dos três dias de evento foram abordados os principais aspectos e legislações aplicáveis à segurança contra incêndios necessários para a regularização das edificações e áreas de risco, além dos detalhes sobre o acesso ao Sistema Via Fácil do Corpo de Bombeiros. O AVCB é o primeiro documento necessário para a obtenção do licenciamento e regularização junto à prefeitura e sua falta viabiliza multa e interdição pelo Corpo de Bombeiros.

O Engenheiro Civil Fabio Fonseca, pós-graduado em Segurança do Trabalho com Especialização em Segurança Contra Incêndio, abordou a D.E. 63911/2018 – Legislação relacionada à vistoria; Procedimentos Administrativos – Documentos necessários para a vistoria; Acesso de viaturas; Separação entre edificações; Resistência ao fogo dos elementos de construção; Compartimentação horizontal e vertical; Controle de material de acabamento e revestimento; Saídas de emergência; Pressurização de escada de segurança – Principais problemas nas vistorias; Carga de incêndio nas edificações; Brigada de incêndio; Iluminação de emergência; Sistema de detecção e alarme de incêndio; Sinalização de emergência; Sistema de proteção por extintores de incêndio; Sistemas de hidrantes e de mangotinhos para combate a incêndio; Utilização de gás liquefeito de petróleo (GLP); Comercialização, distribuição e utilização de gás natural; Projeto Técnico Simplificado (PTS e CLCB); Edificações existentes; Rotinas do sistema Via Fácil Bombeiros -SP; e a Certificação Digital.

Adalto Avelino Gomes, formado em Engenharia Civil e Segurança do Trabalho, com pós-graduação em Engenharia de Meio Ambiente, participou da capacitação e afirmou que “é importante buscar a qualificação profissional, para desenvolvimento da carreira profissional e poder contribuir com a segurança da comunidade como um todo”.

A Engenheira Civil Patrícia Simões participou pela primeira vez de uma capacitação na AEA/SJCampos e ficou surpresa. “Estou me especializando em projetos de combate ao incêndio e o contato com o palestrante foi muito esclarecedor. Essa é uma área para expandir e empreender, e para isso preciso ter contato com bons profissionais, para que eu me torne uma. Ter a oportunidade de estar em contato com o professor, tirar dúvidas e ter contato com outros profissionais é muito legal. A AEA está pronta para nos receber. Quero agradecer o professor Fabio Fonseca e toda a equipe pelo carinho e pela atenção”, afirmou.
Além dos conteúdos teóricos, os inscritos no curso participaram de uma vistoria no Edifício Vip Center na Casa de Máquinas, Pavimento Tipo, Subsolo com Máquinas, entre outros.

Consulte a agenda da AEA/SJCampos e fique por dentro dos cursos e palestras promovidos em prol da capacitação e do aprimoramento profissional.


Fotos do Curso