Entre os dias 25 e 27 de novembro São José dos Campos sediou a 1ª CONSTRU SÃO JOSÉ, uma das maiores feira da Construção Civil na Região Metropolitana do Vale do Paraíba, promovida pela ATITUDE PAULISTA – UNIÃO DOS MICRO E PEQUENOS EMPRESÁRIOS E DOS PROFISSIONAIS LIBERAIS DO ESTADO DE SÃO PAULO e contou com o apoio da Associação de Engenheiros e Arquitetos de São José dos Campos e parceria com o Conselho Regional de Engenharia do Estado de São Paulo (CREA-SP).

A feira, que aconteceu no Pavilhão Gaivota do Parque da Cidade Roberto Burle Marx, recebeu mais de 10 mil pessoas ao longo do final de semana e contou com a participação de mais de 100 empresas de produtos, serviços, máquinas e equipamentos da construção civil, além de móveis e decoração, negócios da energia solar, salão imobiliário, dentre outros. O evento também reuniu especialistas para palestras e debates sobre Construção Civil, Arquitetura, Móveis e Decoração.

Para o presidente da AEA/SJCampos e Diretor de Benefícios da Mútua, o Eng. Civil Carlos Vilhena, São José dos Campos é uma das principais cidades da RMVale, sempre exportando à região conhecimento e novas tecnologias. “Somos um Polo Industrial e da Construção Civil. Um evento como a Constru São José traz de volta à cidade e à região um importante papel exercido pelo nosso município, o de centralizar e disseminar as melhores práticas, tecnologias e informações da construção civil. É imensamente gratificante estar à frente dessa iniciativa representando tanto a AEA/SJCampos, como a Mútua”, afirmou o presidente.

Eng Fabio, Eng. Joel, Eng Poliana e Eng Carlos

Estiveram presentes no evento profissionais, estudantes, empresários e importantes representantes do setor como o Presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia, o Eng. Civil Joel Krüger, e a Conselheira da AEA/SJCampos e Coordenadora do Programa Mulher do CREA-SP, a Eng. Poliana Siqueira, que prestigiaram o estande da AEA/SJCampos durante a feira.

A programação da CONSTRU SÃO JOSÉ contou com palestras gratuitas com participação do CREA-SP, Sebrae, Caminhos da Arquitetura, FS Engenharia e Caixa Aqui sobre os temas empreendedorismo, licitações, o projeto Caminhos da Arquitetura e Construção Financiada, além de estande de apresentação aos profissionais, realização do 1º Feirão da Energia Própria, Mostra LAR Móveis e Decoração e EXPO Máquinas. Dentre os expositores estavam grandes empresas, conselhos de classe, universidades e lojas da região.

Os profissionais, estudantes, empresários e convidados presentes tiveram a oportunidade de participar de palestras, workshop, negócios e muitas parcerias. O evento foi considerado pelos profissionais uma maratona de network em benefício do mercado local, da geração de emprego e renda da região.

Palestra 1 – Atitudes de Empreendedores de Sucesso

Na sexta-feira, dia 25, o Analista de Negócios do SEBRAE, Yuri Solano, falou sobre as principais atitudes de empreendedores de sucesso. Ele fez um bate papo com os presentes sobre as características do comportamento de pessoas que se tornam empreendedores de sucesso, além de apresentar aos presentes cases de sucesso.

“Existe uma diferença entre empresário e empreendedor, e mesmo que pareça a mesma coisa, não é. O empresário é responsável por administrar o que tem, enquanto o empreendedor está em busca de construir algo novo. O empresário se concentra no problema, e o empreendedor na solução. O empresário tem medo do novo e o empreendedor encara o novo como oportunidade. Essas diferenças são imprescindíveis para o crescimento”, pontou o analista.

Palestra 2 – Novos Olhares das cidades no Caminhos da Arquitetura

No sábado, dia 26, foi a vez de conhecer um pouco o histórico de viagens do projeto “Caminhos da Arquitetura”, a importância da arquitetura no cenário atual, suas referências históricas e a relação com o mundo moderno, com o Arquiteto e Urbanista Marcelo Guedes.

Ao longo do encontro o arquiteto falou sobre a criação do Programa e como foram escolhidos os primeiros destinos. “O grupo começou a mapear quais cidades podíamos visitar pensando na arquitetura modernista, neoclássica, como Rio, São Paulo, Curitiba. Também queríamos ver a arquitetura clássica nas cidades de Minas Gerais. Para nós arquitetura é muito mais do que só olhar uma fachada. Queríamos fazer parte dos olhares de quem vive as cidades, conhecer novos hábitos e entender como as cidades se tornaram o elo entre o passado e o futuro”, contou Marcelo, que também apresentou algumas das expedições realizadas pelo grupo.

Palestra 3 – Construção Financiada: Do popular ao alto padrão

No domingo, dia 27, o encontro dos participantes foi com o Eng. Civil Frederico Sundfeld, Especialista em Engenharia de Avaliações Imobiliárias, e Sheila Sundfeld, Correspondente CAIXA AQUI com mais de R$124 milhões de reais em crédito imobiliário concedido.

Os especialistas abordaram durante a palestra o que é a modalidade de financiamento construção da CAIXA, quais as cotas de financiamento e itens financiáveis, qual a documentação necessária, como funciona o fluxo do processo, a medição de obra e as possibilidades de atuação do profissional de engenharia ou arquitetura neste segmento.

“As taxas para o financiamento da construção variam de acordo com o perfil de cada profissional. É importante entender o processo e exercer as simulações, até mesmo diretamente pelo site da Caixa. Nós, correspondentes, somos responsáveis por ajudar os profissionais a encontrar a melhor taxa dentro do melhor produto para o momento”, esclareceu Sheila.

Cartilha sobre a contratação profissional na compra de novos imóveis.

Durante a feira divulgamos uma cartilha impressa e on-line sobre a importância da contratação de um profissional para executar a vistoria de recebimento.

A cartilha foi escrita pela Eng.ª Civil Poliana Aparecida de Siqueira (CREA 5068965750), que é Coordenadora do Comitê CREA Mulher, Conselheira e representante da AEA/SJCampos.

CONSULTE AQUI A CARTILHA

Sobre a Feira

A CONSTRU SÃO JOSÉ aconteceu de 25 a 27 de novembro, das 10h às 18h, no Pavilhão Gaivota do Parque da Cidade Roberto Burle Marx (Av. Olivo Gomes, 100 – Santana, São José dos Campos – SP, 12211-420), com entrada e estacionamento gratuitos.

Saiba mais sobre a CONSTRU SÃO JOSÉ pelo portal https://www.construsaojose.com.br/