14/12/2022

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São Paulo (Crea-SP) informa que, após apuração do segundo ataque cibernético ao Crea-SP no dia 8/12, foi identificado um vazamento parcial de dados pessoais. Todos os profissionais que tiveram seus dados vazados estão sendo comunicados por e-mail e/ou carta, com as orientações necessárias relacionadas ao ocorrido.

O Crea-SP adotou medidas para mapear e resolver a vulnerabilidade desde o dia do primeiro ataque (6/12). Após revisão e reforço dos sistemas, o Conselho retomará os serviços disponíveis no CreaNet a partir de 14/12.

Para garantir ainda mais segurança, os profissionais serão direcionados para uma página de atualização cadastral ao acessar o sistema.

Todas as providências junto às autoridades foram tomadas. O número do Boletim de ocorrência aberto junto à Polícia Civil do Estado de São Paulo é 0000KL6805 / 2022.

Em caso de dúvida sobre este incidente, os profissionais podem entrar em contato diretamente pelo canal de atendimento: 0800 017 18 11.

Adriana Bastos Leme
Data Protection Officer (DPO) do Crea-SP


COMUNICADO CREA-SP – ATAQUE CIBERNÉTICO

11/12/2022

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (Crea-SP) informa que, após a comunicação relacionada ao ataque cibernético no sistema de envio de notificação do aplicativo, foi detectado que uma base de dados foi comprometida e que informações de profissionais foram vazadas.

Diante do ocorrido, todas as medidas foram tomadas e os principais sistemas foram retirados do ar por segurança. Uma empresa especializada em cibersegurança está atuando para mapear e resolver a vulnerabilidade o mais rapidamente possível, além de entender a dimensão do que foi vazado.

É fundamental que as associações reforcem essa orientação aos profissionais, inclusive encaminhando-os ao canal de atendimento do Conselho caso seja necessário, por meio do 0800 017 18 11

Além da notificação à Polícia Federal, o Conselho também está adotando todas as providências junto a Delegacia de Crimes Digitais e acompanha os trabalhos das autoridades competentes para solução do caso.

O Crea-SP lamenta o ocorrido e trabalha para solucionar o caso de forma breve.

Adriana Bastos Leme, Protection Data Officer (DPO) do Crea-SP.