O II Encontro Programa Mulher, promovido pelo Crea-SP por meio do Comitê Gestor do Programa Mulher, foi realizado na noite de quinta-feira (8/12) na Sede Angélica e trouxe à tona temas provocativos para discutir os avanços do protagonismo feminino no mercado de trabalho e como os homens, grupo majoritariamente predominante nas profissões da área tecnológica, precisam ser aliados dessa luta.

Ampliando espaços

O Relatório de Desigualdade de Gênero do Fórum Econômico Mundial de 2020 mostrou que serão necessários 135 anos para alcançar a paridade de gênero. Com este panorama, o evento deu início às discussões sobre a representatividade feminina no ambiente de trabalho, e apresentou o Programa Mulher, iniciativa criada pelo Confea com o objetivo de fomentar ações de empoderamento e equidade no Sistema Confea/Crea.

Em São Paulo, a iniciativa é desenvolvida pelo Comitê Gestor do Programa Mulher, com coordenação da Eng. Poliana Siqueira, que enfatizou a urgência de alcançar a equidade entre gêneros. “Ao longo do ano, o Comitê tem realizado conquistas importantes, fruto de um trabalho feito com muito carinho. Nós mantemos a nossa casa aberta para que possamos galgar os nossos espaços e aumentar a representatividade feminina no Sistema. Nosso empenho é contínuo, não vai parar e vamos melhorar cada vez mais”, destacou.

As presenças da presidente do Crea-PA, Eng. Adriana Falconeri, e da conselheira federal, Eng. Michele Costa Ramos, foram celebradas como representação do avanço das mulheres no mercado das Engenharias e em papéis de liderança. “Como conselheira federal, tenho acompanhado o que os Creas têm feito pela participação feminina e esses eventos são importantes para nos sentirmos valorizadas”, afirmou Michele. Já Adriana observou que a eleição expressiva no Pará mostra a necessidade de ter mais mulheres em lugares de direção.

Para o presidente do Crea-SP, Eng. Vinicius Marchese, o encontro proporcionou a troca de experiências com mulheres dentro e fora do mercado de trabalho. O engenheiro acredita que essa é uma maneira de entender o quanto o Conselho pode ajudar a desconstruir preconceitos e tornar a sociedade mais igualitária. “Não tenho dúvida que, dentro de um sistema majoritariamente masculino e preconceituoso, a trilha das mulheres na Engenharia é mais árdua. Não dá mais, em 2022, para que essas situações continuem a acontecer”, disse.

Adotado pelo Crea-SP em 2021, o Programa Mulher integra os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), da qual o Conselho é signatário. Desde então, os trabalhos visam traduzir inciativas em ações práticas para mudar a sociedade e a área tecnológica como um todo. Neste aspecto, o presidente do Confea, Eng. Joel Krüger, avaliou a integração do Sistema Confea/Crea como um passo muito importante neste cenário de transformação da sociedade.

Continue a acompanhar a cobertura do II Encontro Programa Mulher do Crea-SP com os destaques das palestrantes convidadas aqui.

Produzido pela CDI Comunicação