No dia 26 de janeiro a AEA/SJCampos elegeu dois Conselheiros e dois Suplentes para o conselho do CREA-SP durante a primeira Sessão Plenária de 2023.

Eng. Civil Andreia Martins Alfredo, Eng. Telecom Vinicius Marchese e Eng. Civil Alessandro Ferreira Alves

Assumiram como Conselheiros do CREA-SP o Vice-Presidente de Engenharia da AEA/SJCampos, Eng. Civ. Vitor Chuster, e o Diretor Administrativo Eng. Civ. Alessandro Ferreira Alves. Como suplentes dos Conselheiros tomaram posse a Suplente do Conselho Fiscal, Eng. Civ. Andreia Martins Alfredo, e o Diretor Financeiro Adjunto, Eng. Civ. Estevão Jonas Batista.

Eng. Civ. Estevão Jonas Batista., Eng. Tel. Vinicius Marchese e Eng. Civ. Vitor Chuster

A Renovação do Terço acontece uma vez ao ano e proporciona a alternância, além de garantir a representação das oitos Câmaras Especializadas do Conselho. Desta maneira, o Conselho assegura o equilíbrio de ideias e fortalece as decisões relacionadas aos assuntos de interesse de tais profissões. Nesta sessão é eleita a nova diretoria do CREA-SP.

Fora a renovação do terço, a eleição dos novos diretores contribui para esta atualização de representantes da autarquia. Os diretores definidos pelos conselheiros titulares participantes, por sua vez, têm o papel de auxiliar a Presidência no desempenho de suas funções e decidir sobre questões administrativas. Também foi realizada a nomeação pelo presidente do Crea-SP para a vice-presidência, diretoria de Entidades de Classe e diretoria de Educação, com homologação do Plenário.

O Eng. Vinicius Marchese Marinelli, presidente do CREA-SP, explica que a primeira plenária do ano é responsável pela renovação do terço, eleição da diretoria do exercício do ano e todas as outras Comissões Permanentes que trabalham em diversas frentes para tomar decisões e para pautar o Plenário. “Os Conselheiros são eleitos pelas Entidades de Classe, as Instituições de Ensino e os Sindicatos. E queremos com essa renovação atender as demandas dos profissionais e promover a melhoria contínua do CREA SP”, afirmou.

Para o presidente da AEA/SJCampos e diretor da Mútua, Eng. Civil Carlos Vilhena, “a representatividade da Associação, e também de todos os profissionais de São José dos Campos, é reafirmada pela eleição dos associados da entidade no Conselho do CREA-SP. A busca por essa representatividade é uma das frentes de trabalho que adotamos na AEA/SJCampos nos últimos anos e nos dá certeza de que permanecemos no caminho certo em busca da valorização profissional”, pontuou.

Sobre a Sessão Plenária

Ao todo, foram empossados 148 conselheiros, entre titulares e suplentes indicados pelas entidades de classe e instituições de ensino. Após a posse, eles elegeram a nova composição da diretoria para 2023 e homologaram as coordenações das Comissões Especiais, dando andamento aos processos administrativos da Casa, inclusive com a criação de uma Comissão Especial de Diversidade, para incentivar ações em prol da equidade de gênero na área tecnológica.

As Câmaras Especializadas também tiveram seu momento na pauta do dia, com entrega simbólica, pelo presidente, do termo de posse de conselheiro titular aos oito representantes para cada área da Engenharia, Agronomia e Geociências e nomeação e inscrição dos novos conselheiros e seus suplentes.

A aprovação da composição das Câmaras, no entanto, só aconteceu no dia 27, quando os novos conselheiros apuraram e deliberam sobre os processos administrativos pertinentes ao Conselho em sequência aos trabalhos da Sessão Plenária Ordinária nº 2.093. Foram aprovados ainda os calendários das próximas reuniões, tanto do Plenário quanto das Câmaras, além de apresentadas as prestações de contas do Conselho e da Mútua.

Confira a composição da diretoria:

Presidente: Engenheiro de Telecomunicações Vinicius Marchese Marinelli
Vice-presidente: Engenheiro Civil Mamede Abou Dehn Júnior
Diretor Administrativo: Engenheiro Civil Luis Chorilli Neto
Diretor Administrativo Adjunto: Engenheiro Eletricista Alceu Ferreira Alves
Diretor Financeiro: Engenheiro Eletricista Fernando Trizolio Júnior
Diretor Financeiro Adjunto: Engenheiro Cartógrafo João Fernando Custódio
Diretor Técnico: Engenheiro Civil e Engenheiro Mecânico Clóvis Sávio Simões de Paula
Diretor Técnico Adjunto: Engenheiro Químico e Engenheiro de Segurança do Trabalho Francisco Innocencio Pereira
Diretor de Valorização Profissional: Geólogo Fernando Augusto Saraiva
Diretor de Valorização Profissional Adjunto: Engenheiro Agrônomo e Engenheiro de Segurança do Trabalho David de Almeida Pereira
Diretor de Relações Profissionais: Tecnólogo Pedro Alves de Souza Júnior
Diretor de Relações Institucionais: Engenheiro Civil e Engenheiro de Segurança do Trabalho Alexander Ramos
Diretora de Entidades de Classe: Engenheira Civil Lígia Marta Mackey
Diretora de Educação: Engenheira Agrônoma Andrea Sanches


Novos Conselheiros 2023