No dia 24 de fevereiro, o presidente da AEA/SJCampos e diretor da Mútua, Eng. Civil Carlos Vilhena, recebeu ao lado de diretores e conselheiros o prefeito Anderson Farias para debater novas propostas e parcerias da entidade com o órgão público.

Presidente da AEA/SJCampos, Eng. Civil Carlos Vilhena e o Prefeito de São José dos Campos, Anderson Farias

“A Associação tem um histórico de sucesso em parcerias firmadas com a Prefeitura Municipal, a exemplo do Programa Plantas Populares que já está em vigor há mais de 20 anos, e queremos ampliar essas ações, assim como criar outros mecanismos de auxílio. Contamos com profissionais tecnicamente capacitados e disponíveis para desenvolver essas parcerias com a Prefeitura. Todos nós atuamos profissionalmente em São José dos Campos e temos interesse em ver o município prosperar, atuando em prol da população”, afirmou o presidente Carlos Vilhena.

O Programa Plantas Populares é uma parceria firmada entre a AEA/SJCampos e a Prefeitura Municipal de São José dos Campos há mais de 20 anos. Desde 2018 o programa é feito via termo de colaboração com a PMSJC através de licitação pública. Os jovens profissionais da AEA/SJCampos são responsáveis por elaborar plantas de até 70m² para famílias com renda de até seis salários mínimos e com no máximo um imóvel em território nacional. O programa contribui com o aprimoramento de engenheiros e arquitetos recém-formados no início da carreira, já que serão eles os responsáveis pelos projetos, sob a orientação de um profissional experiente.

Durante a reunião com o Prefeito Anderson, diretores e conselheiros também debateram pontos que atualmente são considerados entraves para o fluxo de aprovações e de projetos na Prefeitura, assim como a importância de se criarem novos mecanismos tecnológicos para garantirem a celeridade dos processos. A AEA/SJCampos também se colocou à disposição para integrar informações técnicas às ações fiscalizatórias e preventivas da PMSJC em prol do município.

O Prefeito Anderson afirmou que as parcerias firmadas entre a Prefeitura e a AEA/SJCampos são muito importantes, assim como a participação dos profissionais em conselhos e ações desenvolvidas pela PMSJC. “Para compor o planejamento, principalmente a parte de obras, queremos otimizar. Mas não otimizar a mão de obra e sim o uso das tecnologias. Quando falamos de documentação precisaríamos ser mais auto declaratórios, nosso país ainda é cartorário e o governo público segue essa mesma premissa. A inovação e a inteligência do sistema podem colaborar muito com essa mudança”, pontuou.

Estiveram presentes na reunião o Diretor Administrativo da AEA/SJCampos, Eng. Civ. Alessandro Ferreira Alves, o Diretor Administrativo Adjunto, Arq. Urb. Edinaldo da Silva Goulart, o Diretor Financeiro, Arq. Urb. Rolando Rodrigues da Costa, o Diretor Financeiro Adjunto, Eng. Civ. Estevão Jonas Batista, o representante da AEA no CDTCC (Centro de Desenvolvimento Tecnológico da Construção Civil), Arq. Walter Brant, e o coordenador do Programa Plantas Populares, Arq. e Urb. Fabio Gouvea.


Confira a galeria de fotos da visita: