A Assembleia Legislativa de São Paulo (ALESP) foi palco de uma Sessão Solene especial em homenagem aos 89 anos de fundação do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do estado, o Crea-SP. À mesa solene, o Diretor Executivo da Mútua, Engenheiro Civil Carlos Vilhena, esteve ao lado do presidente do Crea-SP, Engenheiro de Telecomunicações Vinicius Marchese e do Deputado Estadual, Engenheiro Civil Ricardo Madalena.

Vilhena, que é oriundo de São Paulo, foi conselheiro regional, diretor administrativo e vice-presidente do Crea-SP, falou da honra e do orgulho de participar de momento tão emblemático, tanto ao representar a Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea, quanto por homenagear o Crea-SP, instituição da qual faz parte.

“Registro os cumprimentos de toda a Diretoria Executiva da Mútua ao Crea-SP e aos profissionais do estado, lembrando que a Caixa de Assistência está sempre presente na vida dos profissionais. Parabéns ao Crea pela data tão importante, pelos 89 anos, dos quais 46 deles a Mútua está caminhando junto com o Crea-SP”, afirmou o diretor de Benefícios da Mútua.

Com a presença do Diretor Geral da Caixa Regional, o Engenheiro Eletricista Renato Archanjo, Vilhena apresentou alguns dados sobre o crescimento da Caixa de Assistência no Estado. Conforme destacado, desde o início da atual gestão da Mútua, a instituição concedeu, via Regional de São Paulo, mais de R$ 108 milhões em benefícios reembolsáveis aos profissionais, totalizando 2588 contratos, enquanto em todo o Brasil foram aproximadamente R$ 654 milhões e mais de 15 mil benefícios.

“A Mútua-SP é a maior Caixa do país, devido também à pujança do Crea-SP e temos feito um trabalho brilhante e engrandecedor na assistência aos nossos colegas profissionais. Esses números mostram isso e posso dizer que as mudanças feitas foram incentivadas pelo diretor da Mútua-SP, Renato Archanjo, para que construíssemos uma nova visão, ampliando prazos e aumentando valores”, destacou Vilhena. O diretor também citou importantes programas sociais estabelecidos recentemente, como o auxílio para as profissionais em licença maternidade e o PIM – Programa de Inclusão da Mútua, que apoia associados com deficiência, mediante financiamento ou doação.

O presidente do Crea-SP agradeceu a proposta do deputado Ricardo Madalena pela realização da Sessão Solene. “A Alesp é uma ferramenta de mudanças que precisamos estar próximos. Ter essa casa cheia na segunda feira pela manhã mostra que o nosso trabalho está no caminho certo. Ainda temos muito a fazer pelos profissionais e pela população”, afirmou Marchese, também parabenizando todos os envolvidos no dia a dia e na história do Crea-SP.

Ricardo Madalena corroborou o chamamento aos profissionais e lideranças para que participem da política. “Conseguiremos a valorização das nossas profissões através dos cargos eletivos. Falo isso por conhecimento próprio, porque vejo aqui (Alesp) a força de outras categorias, que lutam por assuntos que mexem com suas classes. Só temos aqui dois engenheiros, eu e o deputado Tomé Abduch. Que alegria será termos nessa casa dez ou vinte engenheiros e agrônomos. Vamos fazer essa reflexão da importância da nossa profissão estar no meio político, em todas as esferas”, incentivou o parlamentar.

O Crea-SP tem registrado mais de 350 mil profissionais (engenheiros, agrônomos, tecnólogos e, recentemente, designers de interiores) e 95 mil empresas, além de 182 unidades de atendimento e 188 entidades de classe. Foram 462 mil ações de fiscalizações em 2022.