No dia 27 de junho, o Diretor Financeiro Adjunto da AEA/SJCampos, o Eng. Civ. Estevão Jonas Batista, e o Arquiteto e Urbanista Fabio Gouvea participaram do Fórum de Habitação e Desenvolvimento Urbano: SP no Centro, promovido pelo CREA-SP em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação.

O evento reuniu especialistas e gestores públicos para debaterem os desafios e as perspectivas para a revitalização das áreas centrais das cidades do Estado de São Paulo.

Fabio Gouvea afirmou que o objetivo do fórum foi debater soluções para a revitalização das áreas centrais com a intenção de oferecer mais qualidade de vida à população. “O evento foi muito rico, principalmente por reunir profissionais de diversas áreas e técnicos que, juntos, podem debater soluções para questões diversas das cidades, que embora em escalas diferentes, comumente têm o desafio de lidar com problemas parecidos. Entre os assuntos debatidos, pudemos ver a preocupação com as pessoas que vivem em situação de rua, com a atenção de que oferecer teto e alimentação não é suficiente, as pessoas precisam de apoio psicológico. A cidade precisa ser ordenada, para que isso também colabore de modo a diminuir esses espaços de vulnerabilidade”.

Ele pontuou ainda que “esse amplo debate abre caminhos para a discussão das cidades, foi bastante importante dialogar com a preocupação dos outros municípios e propormos políticas públicas que sejam capazes de resolver as demandas dos centros urbanos”.

O encontro promoveu painéis, a fim de desenvolver propostas para avanços em habitação, mobilidade urbana e qualidade de vida nos centros urbanos. Entre os temas, população de rua, prevenção primária e segurança pública, reintegração de posse e o papel da engenharia na revitalização ganharam destaque nos debates.

Na programação, que contou com dois painéis, foi confirmada a presença do presidente do CREA-SP, Eng. Telecom. Vinicius Marchese, e do Secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Estado, Marcelo Branco. No primeiro bloco, os especialistas debateram sobre a história, desafios e perspectivas do centro. Já em um segundo momento, os planos e projetos para a revitalização.