No dia 15 de outubro, a AEA/SJCampos, em parceria com o CREA-SP, realizou o evento “Café com a Presidente”, que contou com a presença de mais de 100 profissionais, em sua maioria mulheres que vieram conhecer a primeira colega eleita presidente do maior Conselho Regional da América. O encontro teve como objetivo discutir o futuro da entidade e os trabalhos desenvolvidos, além de promover a troca de experiências e incentivar a representatividade feminina nas engenharias.

O presidente da AEA/SJCampos, Eng. Civil Carlos Vilhena, abriu o evento dando as boas-vindas e destacando a importância da participação da presidente do CREA-SP, Lígia Mackey. Ele ressaltou o marco histórico de ter uma mulher à frente do conselho e a relevância da representatividade feminina na profissão.

Lígia Mackey, engenheira civil e primeira mulher eleita presidente do CREA-SP, explicou o propósito do evento: “Criamos o Café com a Presidente para nos apresentarmos, ouvir os profissionais, compartilhar o que estamos fazendo e abrir portas para novas oportunidades, valorizando a nossa profissão.”

 

Em seguida, os participantes assistiram à palestra de Natália Rico, criadora do programa inovador “Mulheres à Obra”, que abordou o impacto e a importância da presença feminina na engenharia e na construção civil. A discussão enfatizou a necessidade de fortalecer a representatividade e proporcionar mais visibilidade às mulheres no setor.

O evento também contou com a consultora de imagem profissional Suellen Sartorato, que apresentou a palestra “Autenticidade e Imagem Profissional: Como Ser Você Mesmo no Mundo do Trabalho”. A abordagem visou orientar os participantes sobre como manter a autenticidade sem comprometer a imagem profissional, destacando a importância da presença e da forma de se apresentar no ambiente de trabalho.

A empresária Andreza Mattos, que atua no setor de automação, elogiou a relevância do evento: “Foi um momento valioso para quem busca aprimoramento profissional. Além de aprender ouvindo, tivemos a oportunidade de participar ativamente, levantando questões importantes.”

Já a engenheira Célia Regina Braga Viana Pereira, especializada em projetos de paisagismo residencial, avaliou a experiência como enriquecedora: “O nome do evento faz jus ao seu propósito. Foi uma oportunidade para nos aproximarmos da presidente, conhecer os projetos que ela pretende implementar no Conselho e tirar dúvidas. A palestra da Suellen foi excelente, mostrando como nossa aparência e forma de nos apresentarmos influenciam a percepção das pessoas sobre nós.”

A AEA/SJCampos reafirma seu compromisso com a capacitação, o aprimoramento e a representatividade dos profissionais, promovendo eventos que buscam fortalecer e valorizar a profissão.


Confira as fotos do evento.