Ever Jasper Chemin e Eng. Agrônoma Paula Jasper Chemin (Engeprag)

No dia 29 de outubro, a AEA/SJCampos promoveu uma palestra sobre um tema pouco explorado, porém muito recorrente no dia a dia, tanto dos profissionais da arquitetura como dos munícipes, o controle de pragas urbanas.

Com o tema “Controle de Pragas Urbanas – Prevenção Inteligente para Construções Duradouras”, o evento proporcionou aos participantes conhecimento sobre as formas de combater e prevenir as principais pragas urbanas.

A palestrante e Engenheira Agrônoma Paula Jasper Chemin ressaltou a importância de ter esse assunto em mente ainda na fase de implantação do projeto, o que promove uma redução de custo e maior eficácia no controle das pragas. “Fiquei muito feliz de poder debater esse tema com os profissionais porque sei que existem dúvidas pequenas que ao longo de um projeto podem se tornar problemas graves. Acredito que exista uma sinergia entre as áreas de atuação dos profissionais presentes. Os profissionais de engenharia civil e arquitetura podem colaborar muito com o meu trabalho. E eu com o deles”, afirmou.

Ela afirmou que o custo de tratar o solo na fase de pré-construção é baixo em comparação com a obra e muito melhor do que ter que fazer posteriormente as perfurações e buscas pela praga.

Paula Jasper apresentou as principais pragas e informou que a ecologia urbana e as mudanças climáticas fazem com que aumentem as infestações, como escorpiões, cupim de solo, cupim de madeira seca, entre outros. “Para se ter uma ideia, o prejuízo anual no Brasil com o cupim é de 100 milhões de dólares, que tem um potencial destrutivo absurdo e o tratamento não é barato. Aqui no Vale do Paraíba temos muito problema com o cupim de solo”, apontou.

O Engenheiro Francisco Godoy, responsável pelo controle de pragas urbanas de São José dos Campos, conta que participou da palestra com objetivo de “conhecer a AEA e os temas apresentados pela palestrante. Esse é um evento de grande interesse. Parabéns à AEA/SJCampos pela iniciativa”.

O estudante de arquitetura Eduardo afirmou que “vim prestigiar e aprender um pouco mais sobre pragas urbanas e como funciona essa área”.

A AEA/SJCampos tem como uma de suas principais áreas de trabalho a capacitação e o aprimoramento profissional. Fique por dentro de todos os eventos promovidos pela agenda no portal e associe-se para obter benefícios exclusivos.


Confira as fotos da palestra.