Nos dias 14 e 15 de fevereiro, o Curso de Férias promovido pelo programa Caminhos da Arquitetura, em parceria com a AEA/SJCampos, reuniu profissionais renomados para abordar temas essenciais da área. O evento proporcionou aprendizado e troca de experiências entre arquitetos, engenheiros e estudantes, oferecendo insights valiosos sobre ferramentas, tendências e boas práticas do setor.
Destaques de Sexta
Na sexta, dia 14, a Arquiteta e Urbanista Beatriz Luz ministrou a palestra “Renderização de Projetos no Enscape”. Segundo Beatriz, por muito tempo o Render Enscape teve fama de apresentar menor realismo. “Esse pensamento é errôneo. É possível obter grande realismo, com texturas e iluminação natural, além da possibilidade de criar animações, como o movimento da água em uma piscina. Com o render, a apresentação do projeto se torna mais profissional e bonita”, destacou.
Beatriz também abordou estratégias para otimizar o tempo de renderização, os requisitos de hardware para o software e as diferenças entre modelagem 3D e renderização.
Na sequência, a Arquiteta Elisabete Santos apresentou a palestra “Sustentabilidade na Arquitetura e Certificação GBC Brasil”. O conteúdo incluiu os pilares da sustentabilidade, estratégias de projeto, certificação GBC Casa e Condomínio e o case Eco Residencial Vita Nature. “Quando falamos de sustentabilidade precisamos lembrar do tripé ambiental, econômico e social. Eles são os pilares e são imprescindíveis. O viés econômico precisa ter viabilidade e ser justo. No social é preciso pensar no indivíduo que utilizará aquele espaço. Isso inclui também o sistema de educação, pois precisamos ensinar as pessoas, e no viés ambiental também é preciso ter viabilidade e suporte”, ressaltou.
Priscila Brandão, associada e estudante de Arquitetura da FEAU/Univap participou da palestra sobre renderização e convidou os estudantes para também se associarem e aproveitarem o conteúdo dos cursos e palestras oferecidos pela entidade.
Sábado: Ampla Discussão e Prática
No sábado, 15 de fevereiro, a programação seguiu com temas diversificados e altamente relevantes para o mercado. O Arquiteto e Urbanista, e Engenheiro de Segurança do Trabalho, Domingos Amauri Massa, abordou “O Mercado de Avaliações e Perícias na Arquitetura”. Sua palestra incluiu conceitos, áreas de atuação, mercado e oportunidades, tecnologias aplicadas à engenharia legal, normas e regulamentações. “A Engenharia e Arquitetura Legal unem conhecimentos técnicos e jurídicos. Como perito, o profissional deve traduzir informações técnicas para uma linguagem compreensível ao juiz, auxiliando decisões judiciais e extrajudiciais”, pontuou.
O Engenheiro Ambiental Julio Corra, proprietário da JK Vidros, compartilhou conhecimento sobre “Especificações Técnicas dos Vidros e Tecnologias”. Ele enfatizou a importância da sustentabilidade e certificação de materiais. “O produto em si não define a tecnologia, mas sim a forma como é aplicado. Esse é o desafio dos arquitetos e engenheiros “, afirmou.
A representante da Cebrace, Priscila, apresentou as iniciativas e produtos da empresa, destacando soluções inovadoras no segmento vidreiro.
Para encerrar o evento, a paisagista Mara Candido ministrou a oficina “O Paisagismo e Projetos na Prática / Oficina de Plantas PMG”, proporcionando uma experiência interativa e enriquecedora aos participantes.
Bruna Dias, estudante de Arquitetura e Engenharia de Mogi das Cruzes, participou de todas as palestras e elogiou a iniciativa: “Participei de todos os dias e absorvi muito conhecimento. Sem dúvida, será um diferencial na minha formação”.
O Curso de Férias é um evento anual promovido pela AEA/SJCampos, destinado a estudantes, recém-formados e profissionais experientes que buscam atualização e capacitação. Além do aprendizado técnico, o evento incentiva networking e troca de experiências entre os participantes, reafirmando o compromisso da associação com a formação contínua e o desenvolvimento do setor.
Associe-se à AEA/SJCampos e aproveite os benefícios exclusivos. Gratuito para estudantes.