Nos dias 22 e 23 de fevereiro, arquitetos, urbanistas e familiares participaram de mais uma excursão promovida pelo programa Caminhos da Arquitetura, com o apoio institucional da AEA/SJCampos, para a histórica cidade de Santos, uma das mais antigas do Brasil.
No dia 22, os participantes foram recepcionados com um brunch na Andra Materiais Elétricos e, em seguida, iniciaram o roteiro de visitas. O primeiro destino foi o Cassino de Mont Serrat, acessado por um funicular, meio de transporte característico do local. Em seguida, exploraram o Palácio José Bonifácio, a Praça Mauá, o Museu do Café e o tradicional Café Carioca. O percurso também incluiu paradas na Igreja do Valongo e na Casa de Frontaria Azulejada, além de uma análise das fachadas ecléticas do Centro Histórico de Santos. Os participantes ainda visitaram a Capela de Mont Serrat, construída no século XVII e recentemente restaurada, enquanto caminhavam pelo centro, apreciando a arquitetura de prédios, museus e igrejas que narram a história do Brasil.
No domingo, dia 23, o grupo seguiu para o Parque Quebra-Mar, onde puderam contemplar o Monumento de Tomie Ohtake e os belíssimos jardins da orla. O roteiro continuou com uma visita à rua dos prédios tortos, à imponente Basílica de Santo Antônio do Embaré, ao Aquário de Santos e à região portuária. O passeio também incluiu o Mercado de Peixes, um charmoso trajeto de bondinho.
A AEA/SJCampos é apoiadora do programa Caminhos da Arquitetura e da realização de eventos de capacitação, passeios, visitas técnicas e diversas iniciativas que estimulam a cultura, o conhecimento e a atualização profissional.
: